E sobre o valor do dólar, certamente que já viram este gráfico.
O dólar não virou a moeda referencia por imposição. Ele virou porque é a melhor e mais segura mesmo. Mais amplamente usada e tudo mais. As pessoas querem ter dólar em mãos, pq ele tem valor e seu valor não vai desaparecer.
Quando estourou a guerra da Ucrânia, os europeus saíram vendendo seus euros e trocando por dólar.
E embora esse gráfico seja bonito e mostre o quanto o dólar desvalorizou, não foi tanto assim em comparação com outras moedas.
Não dá nem pta fazer um gráfico desse do real brasileiro pq tivemos dezenas de moedas, e uma inflação tremenda superior aos últimos 100 anos dos EUA em apenas um ano de hiperinflacao.
Pelo q eu li rapidamente do escudo portugues, não foi muito diferente.
Eu acredito muito no bitcoin , na sua valorização e no seu futuro.
Mas ficar falando mal do dólar, só faz mal pra voce. Dólar é um porto seguro de qualquer investidor. Não é a toa que tem esse tanto de stablecoins de dólar.
Bitcoin não irá substituir o dólar.
Não disse que foi por imposição, mas achas que a decisão do Nixon foi inocente? Foi tudo menos inocente. Embora o estado conseguisse ir sempre buscar o ouro aos cidadãos, fosse por "incentivos", fosse de forma coerciva, a verdade é que o estado estava a ver que o povo não era burro e cada vez mais as pessoas ficavam com o ouro ao invés de cotninuarem a "poupar" em dólares, tirando algum poder e controlo ao estado. Por isso, e não só, o Nixon decidiu acabar com o dolár pegged by gold e depois incentivou o povo a vender o ouro ao estado e a "investirem" no estado!.
O facto de o dólar ser "a melhor moeda" como dizes, não é só pelo facto de ser o dólar. É um conjunto de factores que assim o dita! É o facto de o Nixon ter acabado com o Gold Standard, é o facto de os EUA sempre terem sido um país com recursos e com poder económico, é o facto de os EUA exportarem muito "material/matéria", e tudo isto acaba por valorizar o dolár devido a movimentar muito valor pelo mundo fora!
Agora, nada disto tira os downsides de qualquer modea deflaccionária, seja o dólar o rublo ou outra qualquer. Não elimina a possibilidade de ser impressa quase como quem muda de camisa, etc. E por isso, posso sempre dizer que o dolár não é melhor que o Bitcoin!
Para mim, neste momento, Bitcoin é melhor porto seguro que é qualquer moeda fiat!
Posso dizer que conheço pessoas que quando começou a guerra na Ucrânia, que foram a correr comprar rublos. Porque vendo as sansões que foram impostas à Rússia, seria uma questão de tempo até o Rublo recuperar! Portanto, nem toda a gente foi comprar dolár. Eu continuo a vender os meus €€€, mas por Bitcoin!