As vezes não é só concorrência. Vai depender de como são superadas. Mas, isso seria um debate para outro topico...
Haver projetos que dão dinheiro, pode haver muitos. Mas, projetos que possam realmente durar 30 anos e tornarem-se das maiores empresas do setor, já não haverá assim tantos.
Talvez ainda seja cedo para perceber isso, qual o projeto que irá realmente se destacar ou não. Neste momento a maioria esta quase ao mesmo nível.
Não acho que a maioria está no mesmo nível, mas as vezes teho a impressão de que não é isso que necessariamente define o sucesso. Um exemplo que me incomoda bastante por exemplo, é a RENDER. Eu adoro a ideia do projeto, entrei a bastante tempo. Mas desde que entrei, sinto que nao evoluiu nada, não entregaram nada. Não da pra usar nada, mais o marketcap só sobe. É elogiado por todos.
O Bitcoin quando saiu, já era 100% funcional. Se pensarmos, até as MEMES são funcionais no seu se propoem - pagamentos. Mas eu acho meio muito tosco quando projetos nao opercionais ganham tanto dinheiro e nao entregam nada
Mas, usando as memecoins como exemplo pois não conheço essa outra cripto, eles se propoem a serem eficientes em pagamentos, mas existem várias outras opções já consolidadas que fazem a mesma coisa, os mesmo moldes e modelos. Na minha cabeça não faz sentido criar algo assim, a não ser especulação. Então, tende a morrer rápido, ou então vive de hype e não entrega nada, mas simplesmente não vai pra frente, pois oura ou outra o projeto simplesmente irá sumir.