A
paradigma fez um post bem legal, listando 15 lições para sobreviver ao mercado cripto. Vou deixar as lições aqui, mas acho que super vale ir no tt deles pra ver os gifts, graficos e imagens que acompanham as lições.
1/ Respeite seus predecessores.Uma legião de herois carregou a tocha por tempestades inimagináveis - munidos basicamente de força de vontade (e memes). Alguns saíram perdendo - dinheiro, liberdade, a vida. Não ache que você vai “enxergar a solução pra tudo” assim que chegar.
2/ Este foi o 1º evento de monetização de uma commodity em MILÊNIOS. Reconheça o seu privilégio. Esqueça alavancagem. O spot te dá tudo que você precisa. Consolide posições. É muito mais fácil “identificar o ritmo da música” no #BTC (ou no #ETH).
3/ O bull market é tipo um touro mecânico - toda hora tentando te derrubar. A arma dele é a volatilidade. Viradas abruptas. A sua defesa carregar pouco peso morto, e se manter colado no touro (spot). Velas de $10k/dia virão. Esteja preparado. Não há razão para pânico
4/ Não persiga a última moda.Se tá “na moda”, é porque o melhor risco/retorno já passou. Narrativas pumpam uma de cada vez. Estude os ciclos passados. Forme convicção. Se não ficar indo e vindo, boas chances de a sua bag, mais cedo ou mais tarde, ter o seu momento de glória.
5/ Sim, é tão simples quanto parece! O BTC sobe. Depois as bluechips. Então as alts menores. Cada uma com mais amplitude. Ciclicamente, ao longo do bull market todo. Se você “diversificar” o suficiente, vai conseguir, no máximo, fazer com que uma bag ‘anule’ a outra.
6/ É tentato por altcoins? Domine poucas. Monte um quíver seleto. Time fora da curva, valuation baixo, a mistura certa de stakeholders. É tudo que você precisa identificar. Gráficos de curto prazo são inúteis. Forças maiores estão em jogo - escute-as, não os ruídos intra-dia.
7/ Resista a tentação de julgar as minúcias técnicas de cada nova “gema”. Não se iluda. Sem vergonha de assumir “eu não tenho ideia do que essa birosca faz”. A maioria do mercado está nessa situação - garanto! Fique perto de quem você admira. Escute. Plante contribuições.
8/ Lembre-se: a meta é acumular mais satoshis. #BTC reina supremo faz 12 anos - a não ser que seja um reptiliano, você não tem a informação ou capacidade crítica necessária para discordar do mercado. No longo prazo, estatisticamente, todo “próximo #BTC” tende a zero vs. o #BTC.
9/ É verdade que alguns dos retornos mais bizarros dessa classe de ativo vem de shitcoins. Não seja cabeça dura a ponto de ignorar isso. Mão levantada com dedos abertos Mas saiba diferenciar os jogos. Estude para não ser ludibriado. Cuidado com a síndrome de Dunning-Kruger.
10/ A maioria dos bitcoiners ignoraram a Ethereum.
Etherinos ignoraram os ICOs.
ICOistas não viram DeFi emergindo.
DeFi'ers desdenhavam de NFTs antes de eles explodirem.
Ninguém capitaliza sobre toda tendência.
Sobreviva, e não pare de aprender.
Uma hora, encontrará seu "edge".
11/ Cronocracia. O que importa é a quanto tempo você está com o c* na reta. Todo mundo vai ter a sua vez. Basta estar a postos.
• Web3: engenheiros, matemáticos
• DeFi: economistas, estatísticos, analistas
• NFTs: artistas, gamers, criativos
• DAOs: sociólogos, filósofos
12/ O último fundo do #Bitcoin se formou numa batalha árdua. Pivô em cima de pivô, uma luta pela alma da moeda, pelo destino do movimento. O próximo fundo não deve ser assim. Mas mais rápido e violento. Como sempre, você NÃO estará preparado para comprá-lo.
13/ A não ser que esteja desalavancado, e tranquilo JUSTO quando o mercado entra em “euforia máxima” - seus amigos mais burros flippando fortunas do dia pra noite. Só os monges estarão prontos. À espreita para pescar moedas baratas no fundo do próximo ciclo. Você será um deles?
14/ Tome risco - o suficiente para fazer a diferença, mas nunca perto de algo que possa pôr em cheque seu sono. Você deve ter <35 anos. Tem DÉCADAS pra prosperar. Deixe o mercado trabalhar por você. O 1º ciclo é pra aprender. O 2º, pra enriquecer. O 3º, pra retribuir.
15/ Agradeça. Isto é - aja com graça. Karma não é brincadeira. Menos energia nas críticas, mais nos comentários positivos. Cultive um projeto que te dê tesão. Compre presentes. Invente. Viaje. Não se trata de um jogo em que o objetivo é levar o máximo de satoshis pro túmulo.