O coitado teve 45 BTC roubados (que presente de natal indevido, hein) e chegou até a implorar ao golpista os btcs roubados, pois ele estava guardando esse dinheiro pra sua aposentadoria e para os seus filhos.
Ele já estava a usar um bom nível de segurança. Mas, depois acabou por dar de bandeja esse dinheiro.
Claro que também tenho alguma pena dessa pessoa, que foi vitima. Agora, apesar de ser vitima, deixou se levar por algo que alguém com 45BTC deveria saber de olhos bem fechados: "nunca se dá a seed a ninguém". Principalmente via telefone, que resolve-se rápido por desligar a chamada.
Lembro-me de uma ideia que apareceu na serie "Lupin" da Netflix, que mais o menos diz que quem tem mais sistema de segurança é quem mais baixa a guarda.
O facto da pessoa se sentir convencida que esta a usar tudo o sistema de segurança e que nunca acontece consigo, quanto mais confiança tem, maior a probabilidade de ter problemas.
A pessoa deve estar sempre alerta, mesmo com os sistemas de segurança que possa usar, ficar sempre alerta e pensar duas vezes antes de agir.
Entretanto, volto a destacar o filme The Beekeeper que retrata um pouco como esses esquemas de engenharia social para roubar, estão cada vez mais bem organizados.