O estado sempre estará no meio.
Não sei se sempre e em tudo, mas pelo menos nas iniciativas feitas pelo Estado, com certeza elas não visam diminuir os próprios poderes, né?
Inclusive, nem com as iniciativas dos nossos queridos ''políticos libertários'' como o pessoal do partido Novo e semelhantes.
Mas é bom ficar de olho nisso, as vezes achamos que algumas iniciativas, só por ter ''Blockchain'' no meio, são legais, quando na verdade elas simplesmente invertem toda lógica e só potencializam a parte ruim da vigilância - e ainda usam a desculpa de ''aumentar a eficiência do Estado e diminuir os custos públicos''
Mais um excelente texto, eu nunca tinha parado para pensar nos fatos históricos do BTC aqui no Brasil... a gente acompanha tanto o que acontece em nivel global que esquece de olhar para aqui dentro.
Fato intrigante esses dois pontos que cita o Bitcoin perante o Real...
Enquanto o Real desvalorizou 759% em Julho após 26 anos de "criação", o Bitcoin passou de zero para mais de R$ 100.000 em apenas 12 anos. Como que muita gente ainda desacredita nessa "moedinha de nerd?"
Sim, o Brasil tem um sistema financeiro super avançado em relação aos Estados Unidos e vários países do mundo e muitas empresas brasileiras tem sido pioneiras no desenvolvimento de novos produtos e soluções. A Transfero por exemplo, permitiu que investidores internacionais mantivessem reservas de Reais - que não era permitido e ajuda no fortalecimento da economia doméstica-, a HashDex com o primeiro ETF do mundo, a OriginalMy com soluções de autenticação com blockchains publicas ganhando prêmios no mundo inteiro.
Acontece muito que as empresas precisam abrir offshores e sedes em outros países pra conseguir realmente lançar e capitar, mas o ecossistema brasileiro é bem rico! E os brasileiros são hiper exploradores digitais também, o que ajuda. Acho que esses overviews da nossa nação podem ajudar a minimizar a 'síndrome do vira-lata'' que temos.
E sobre isso que tu comentou da desvalorização do shit-fiat vs BTC. Ficou muito evidente esse ano, em que vimos o BTC atingir as máximas históricas em cascata cronológica de acordo com a erosão das economias. Uma-a-uma, as economias mais ferrada se 'curvaram' ao Bitcoin e bateram máximas históricas precoces.
Argentina, Turquia, Sudão, Angola, Venezuela, Zambia, Colombia, Brasil, Russia... todas as bateram as ATH bem antes.