Author

Topic: 2021: Criptomoedas polemicas (Read 241 times)

legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
January 03, 2022, 05:10:54 AM
#27
E parece um pouco ironico essa pergunta, mas, um dos motivos principais do Bitcoin ter sido criado é pelo fato dele não ser regulamentado e nem existir uma entidade central por de trás dele.

Dai eu dizer que tem de ser a própria comunidade a ter de criar uma forma, que irá permitir ajudar a perceber o que é ou não é legitimo ou de maior confiança.
Claro que vai sempre existir formas de furar o esquema, mas talvez reduza as possibilidades.

Por exemplo, criar uma plataforma de custodia, tipo capital social das empresas, para o projeto depositar um X como fundo de garantia. Não sei...
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 02, 2022, 06:59:03 PM
#26
(...)
Sim, então, esse é o "x" da questão!

E parece um pouco ironico essa pergunta, mas, um dos motivos principais do Bitcoin ter sido criado é pelo fato dele não ser regulamentado e nem existir uma entidade central por de trás dele.

Mas ao mesmo tempo, os pequenos investidores ficam a mercê dos big players do mercado

Eu não sei, mas eu sinceramente espero que futuramente essas manipulações de mercado diminuam com o passar do tempo, acredito que mais pelo fato dos criptoativos estarem mais ""diluidos"" para a população e consequentemente isso deixará o mercado "menos manipulavel" em si. (é claro que esse é um achismo da minha parte, enfim...)
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
January 02, 2022, 07:43:44 AM
#25
As vezes eu fico me perguntando, como podemos deixar o mercado de criptoativos ""menos manipulavel"" para que outros investidores não percam dinheiro e consequentemente culpam as criptos por esse erro deles

Acho que esse deve ser uns dos próximos desafios que o mercado deve resolver.
A regulação dos governos, não irão nesse sentido, visto que apenas tem como objetivo obter taxas sobre os investimentos feitos.

Resta saber se a comunidade esta interessante nessa autorregulamentação para minimizar as manipulações.
member
Activity: 97
Merit: 20
January 02, 2022, 03:22:03 AM
#24
Ri alto com o comentário do @TryNinja: "Como algo cai 500%?"  Cheesy

Shiba Inu é a campeã mundial: li o site em Março e deveria ter comprado só de sacanagem porque o mote da moeda foi muito bem escrito pra quem conhece o ramo. E é como uma  homenagem aos maiores nomes do mercado. Mas uma brincadiera, total meme...

Foi devido à Shiba e outras que resolvi sair do mercado por um tempo: só irracionalidade, não que o mercado seja racional, mas taqueupariu, desse jeito não dá não.

Ainda espero um grande crash em breve.

E ainda bem que o mercado não desmoronou agora em Dezembro se tivesse havido o hack que acabou sendo evitado na Polygon. (A frase ficou meio estranha, mas é meio isso mesmo tipo: "a volta dos que não foram" ) Cheesy
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
January 01, 2022, 06:58:25 PM
#23
(...)

(...)

Entao, é ai que "mora o perigo", do jeito que as coisas estão, não duvido de acontecer isso, shiba indo pra lua, doge batendo 1 dólar e por ai vai  Undecided

Edit
O que mais esta tendo atualmente são essas benditas "meme coins"
As vezes eu imagino como isso é possivel, DOGE com marketcap de $ 22 bi, SHIBA com mktcap de $ 18 bi.
E de fato é aquilo que o Ninja comentou logo acima, isso é um verdadeiro cassino desregulado  Undecided

As vezes eu fico me perguntando, como podemos deixar o mercado de criptoativos ""menos manipulavel"" para que outros investidores não percam dinheiro e consequentemente culpam as criptos por esse erro deles
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
January 01, 2022, 04:11:22 PM
#22

O que achas que vai acontecer, se de repente ocorre uma crise nas bolsas? Milhares de pessoas, irão perder muito dinheiro por terem investido as cegas e sem terem a mínima noção do que estavam a fazer.

Para não falar daqueles que juntam a esse desconhecimento, o terem pedido empréstimos para esses investimentos. Na Europa, como as taxas de juros estão muito baixas, o empréstimo fica "barato" e muitos arriscam tudo, até de mais.

Mas aqui existe um ponto que eu particularmente acho delicado. Que é saber quanto ''vale'' um ativo, desconsiderando o seu 'contexto'. Por exemplo, eu entendo fundamentalmente o Bitcoin, sei pra que servem sei como funciona, entretanto, acho que a subida do preço não é apenas reflexo do seu ''valor''- em termos fundamentalista-, mas do contexto de extrema liquidez do mercado capital. Assim, mesmo quando se conhece um ativo, o contexto as vezes parece valer muito mais. Prova disso é exatamente as criptomoedas memes, entender o momento do mercado muita vezes parece ser muito mais efetivo do que entender o fundamento do projeto em si.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
December 31, 2021, 04:32:37 PM
#21
Tem pessoas (normalmente pessoa jurídica,  que opera fundos) que operam vendido e fazem justamente isso.
Colocam  bilhões a venda em ordem a mercado pra derrubar o preço e ganhar na queda.

Mas quem não quer derrubar o preço pode  vender ao longo de algumas horas ou dias os mesmos bilhoes. Shiba    tem  volume de sobra pra absorver alguns milhões (talvez até um bi com calma) em várias exchanges sem causar um pânico generalizado no preço.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 31, 2021, 05:32:35 AM
#20
Eu acredito que com a quantidade de memecoins/shitcoins espalhadas por ai, isso não poderá levar ""investidores"" a ruínas de uma hora para outra!!?

Pelo simples fato de que, tem MUITA gente investindo em cripto que nem tem o minimo de conhecimento sobre esse tipo de ativo, e consequentemente poderá perder seu suado dinheiro ou até mesmo ter pego dinheiro emprestado com o banco, sem falar que, possivelmente isso até pode levar a uma pessoa a se suicidar ou cometer alguns desses tipos de atitudes, e... tendo como resultado final, manchar a imagem dos criptoativos no geral  Undecided

Esse não é um problema só das cryptos! O que acontece, é que agora quando isso acontece nas crypto vira noticia sensação.

Mas, devido a facilidade de investimentos em ativos financeiros (sem ser cryto) atualmente, muitos estão simplesmente atirar-se de cabeça para este mercado sem estudarem um pouco o que estão a fazer.

Ainda no outro dia estava a falar com um amigo, que esta envolvido no mercado financeiro, e tem analisado e estudo muito isso, e mostrou-me a conversa que ele teve com um indevido. Esse indevido apresentou-se como alguém que já tinha algum conhecimento em investimentos, e depois começou a fazer comparar ativos incomparáveis (ETF vs Certificados Aforro), e acabou chocado quando percebeu que em ETF o dinheiro investido não é garantido.

Isto é só um exemplo, mas deverá haver muita gente por ai neste patamar.
O que achas que vai acontecer, se de repente ocorre uma crise nas bolsas? Milhares de pessoas, irão perder muito dinheiro por terem investido as cegas e sem terem a mínima noção do que estavam a fazer.

Para não falar daqueles que juntam a esse desconhecimento, o terem pedido empréstimos para esses investimentos. Na Europa, como as taxas de juros estão muito baixas, o empréstimo fica "barato" e muitos arriscam tudo, até de mais.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 31, 2021, 04:17:05 AM
#19
Eu acredito que com a quantidade de memecoins/shitcoins espalhadas por ai, isso não poderá levar ""investidores"" a ruínas de uma hora para outra!!?

Pelo simples fato de que, tem MUITA gente investindo em cripto que nem tem o minimo de conhecimento sobre esse tipo de ativo, e consequentemente poderá perder seu suado dinheiro ou até mesmo ter pego dinheiro emprestado com o banco, sem falar que, possivelmente isso até pode levar a uma pessoa a se suicidar ou cometer alguns desses tipos de atitudes, e... tendo como resultado final, manchar a imagem dos criptoativos no geral  Undecided
Claro, o mercado já é bem visto como um cassino desregulado, pelo lado de fora. A maioria dos haters de crypto vão exatamente nesse ponto de que você compra CumRocket apenas para tentar vender mais caro, e o cara que compra depois de você faz o mesmo... ou seja, uma dança das cadeiras onde poucos saem ricos e muitos perdem dinheiro. Lembre-se que todo topo tem que ser comprado por alguém (muita gente não percebe isso, por mais óbvio que seja Tongue).

Com certeza tem muita gente que pegou emprestimo por ai para apostar no "DOGE $1" e agora se lascou.
hero member
Activity: 1526
Merit: 756
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
December 30, 2021, 06:16:28 PM
#18
Bom, acredito que essa não é a finalidade principal desse tópico.... mas eu gostaria de "lançar" uma pergunta pra voces e criarmos um debate!  Smiley

Eu acredito que com a quantidade de memecoins/shitcoins espalhadas por ai, isso não poderá levar ""investidores"" a ruínas de uma hora para outra!!?

Pelo simples fato de que, tem MUITA gente investindo em cripto que nem tem o minimo de conhecimento sobre esse tipo de ativo, e consequentemente poderá perder seu suado dinheiro ou até mesmo ter pego dinheiro emprestado com o banco, sem falar que, possivelmente isso até pode levar a uma pessoa a se suicidar ou cometer alguns desses tipos de atitudes, e... tendo como resultado final, manchar a imagem dos criptoativos no geral  Undecided


legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 30, 2021, 03:44:21 PM
#17
Acho que o ano 2022, vai acontecer ao NFT, muito do que aconteceu em 2017/2018 com as ICOs. Montes de projetos vão revelar-se autênticos flops, outros scam, e outros simplesmente não vigam.
Muitos já estão... todo ciclo de mercado vai acabar com 1000s projetos em flop. Os únicos que eu consigo ver persistindo são os grandes nomes: BAYC, Punks, etc...

Quando 90% do mercado compra um NFT para "flipar" e ganhar dinheiro, o mercado se torna um grande fool's game, onde perde quem chega por último (alá dança das cadeiras). O pior dos NFTs é que eles são, muitas vezes, iliquidos e vão acabar despencando caso algo de grave aconteça no mercado e haja uma corrida para a porta da saída.

Sobre os MM, já viu algum artigo falando sobre esse impacto? Alguém tentando fazer as contas desconsiderando eles? Entendendo o cenário ''sem liquidez artificial''?
Nunca vi, mas acaba sendo meio que conhecimento público que são pouquissimos players que dominam o mercado. Por exemplo, olha quem mais "gerou" Tethers (USDT) desde os seus primordios (para MM): https://protos.com/tether-papers-crypto-stablecoin-usdt-investigation-analysis/
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 30, 2021, 08:25:11 AM
#16
CryptoMines

Eu nunca investi neles, mas sou aficcionado por esses jogos de exploração espacial e então estou de olho nesse projeto já faz algum tempo.
Porém agora em 2021 a equipe decidiu "abandonar" o projeto, e a moeda despencou 95% 99% Shocked

Desconhecia o projeto, mas olhando para o que ainda esta online... era daqueles projetos que costumo dizer "parece bom de mais para ser verdade, espero estar enganado". Para não falar da baixa qualidade gráfica de alguns aspetos do site - com base no que ainda esta disponivel. Acho que essa da equipa ter "decidido abandonar o projeto", já deveria ser uma decisão tomada ainda antes do projeto arrancar.  Roll Eyes


Por isso acontecer exatamente em um ano em que o NFT tem bombado e os jogos envolvendo criptos ganham relevância, eu acho que esse acontecimento é bastante ruim para todo esse ecossistema.

Acho que o ano 2022, vai acontecer ao NFT, muito do que aconteceu em 2017/2018 com as ICOs. Montes de projetos vão revelar-se autênticos flops, outros scam, e outros simplesmente não vigam.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
December 29, 2021, 08:18:01 PM
#15
Quais foram outras moedas que acharam que geraram polemicas ao longo deste ano.

CryptoMines

Eu nunca investi neles, mas sou aficcionado por esses jogos de exploração espacial e então estou de olho nesse projeto já faz algum tempo.
Porém agora em 2021 a equipe decidiu "abandonar" o projeto, e a moeda despencou 95% 99% Shocked
Por isso acontecer exatamente em um ano em que o NFT tem bombado e os jogos envolvendo criptos ganham relevância, eu acho que esse acontecimento é bastante ruim para todo esse ecossistema.
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
December 29, 2021, 07:54:19 PM
#14

Acho que é uma mistura de hype (i.e devs de shitcoins usando a métrica para falar que a moeda tem valor) e falta de conhecimento das pessoas de entender que marketcap =/= liquidez.


O mais engraçado é que a única coisa que importa é a liquidez e o freefloat, e ela é, na gigante maioria das vezes, mantida por pouquíssimos playes do mercado (os market makers), tais como Alameda Research, CMO, e Wintermute. Se esses caras desligarem os seus bots, o mercado fica com um order book liso liso… e ai nada do marketcap trilionário importa.

Mas no final, você fazer parte do grupo que entende porque a métrica não faz sentido ou fazer parte do grupo que não entende a métrica, não mudo em nada o fato da métrica ser o principal indicador do mercado. E sendo pra onde todos olhos, é impossível ignorar e quase impossível não trabalhar com perspectivas e estratégias que levam isso em conta. Mas como fundamentalista, me deixa um pouco preocupada.... ou talvez a palavra correta seja incomodada. Parece um erro muito geral, é estranho demais pra mim.

Sobre os MM, já viu algum artigo falando sobre esse impacto? Alguém tentando fazer as contas desconsiderando eles? Entendendo o cenário ''sem liquidez artificial''?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 29, 2021, 04:01:28 PM
#13
edit: sobre a SHIB, o pior é que tem bastante volume (seja feito por bots ou não), então deve dar para as baleias faturarem uns bilhões se não despejarem tudo de uma vez.
SHIB tem volume, mas não tanta liquidez quanto você pensaria vendo esses números. Fora os "normies" que compram e vendem, o maior volume ainda é dos MMs. Muito dificil alguém conseguir dumpar "uns bilhões" com uma moeda meme... até por que qualquer um que tenha poder de compra vai limitar suas ordens se começarem a dumpar um valor grande. Lembrem-se que não é por que tem volume agora que continuaria tendo depois (uma ordem é facilmente cancelada).
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
December 28, 2021, 04:17:41 PM
#12
Se esses caras desligarem os seus bots, o mercado fica com um order book liso liso… e ai nada do marketcap trilionário importa.

Única solução que vejo é usar o BTC para comprar bens e serviços diretamente, sem passar por exchanges.. Desta forma a liquidez fica "infinita".. talvez precificar o BTC com produtos, em vez de outras moedas, até melhore a questão da volatilidade.

Quem sabe daqui 20 anos Tongue

edit: sobre a SHIB, o pior é que tem bastante volume (seja feito por bots ou não), então deve dar para as baleias faturarem uns bilhões se não despejarem tudo de uma vez.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 28, 2021, 03:44:33 PM
#11
Acho que é uma mistura de hype (i.e devs de shitcoins usando a métrica para falar que a moeda tem valor) e falta de conhecimento das pessoas de entender que marketcap =/= liquidez.

A Coinbase tem um artigo a explicar bem o que é marketcap:
https://www.coinbase.com/pt-PT/learn/crypto-basics/what-is-market-cap

Algumas pessoas, parece que não raciocinam e não estudam as coisas antes de gastarem o seu dinheiro.
Questiono-me se tem assim tanto dinheiro, para gastar a toa.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 28, 2021, 03:36:54 PM
#10
Cara, eu penso sempre sempre nisso. Não entendo como marketcap pode ser a métrica aceita, ela não faz nenhum sentido e quando eu penso em como ela é calculada, eu SEMPRE penso em realmente parecer uma bolha porque é uma inflação absurda dos preços. Sem dúvida alguma o Realized Cap seria mais acurado e o mercado todo seria menor. É das minhas maiores indignações de tudo rs
Acho que é uma mistura de hype (i.e devs de shitcoins usando a métrica para falar que a moeda tem valor) e falta de conhecimento das pessoas de entender que marketcap =/= liquidez.

Toda hora eu vejo alguém falando que a Tether não teria impacto no mercado por que ela tem $70b de marketcap enquanto o mercado crypto “tem mais de $2 trilhões”… Grin

Também já vi gente falando que a shitcoin dele ganhou X bilhões, como se alguém tivesse transferido 10 dígitos de dólares para a Binance e apertado o botão de buy.

O mais engraçado é que a única coisa que importa é a liquidez e o freefloat, e ela é, na gigante maioria das vezes, mantida por pouquíssimos playes do mercado (os market makers), tais como Alameda Research, CMO, e Wintermute. Se esses caras desligarem os seus bots, o mercado fica com um order book liso liso… e ai nada do marketcap trilionário importa.
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 28, 2021, 03:35:39 PM
#9
Acredito que seja uma brincadeira em relação a produtos falsificados.. Exemplo:
~~
Agora, o motivo de ter virado uma criptomoeda.. ai é 100% pelo meme Cheesy

Não tinha pensado nisso!
Sim, faz sentido assim o nome. Para brincar com as falsificações, e neste caso na tentativa de "falsificar" o Bitcoin. Verdadeiro meme.  Cheesy
legendary
Activity: 1176
Merit: 1325
December 28, 2021, 03:28:21 PM
#8

Não tendo. Marketcap é a coisa mais inútil em crypto. É uma métrica calculada ao multiplicar o UltimoPreço * SupplyTotal. Eu posso criar a NinjaCoin com 1b de moedas, vender 1 por $1 e minha moeda terá um marketcap de $1b depois de movimentar 1 mísero dólar.

Cara, eu penso sempre sempre nisso. Não entendo como marketcap pode ser a métrica aceita, ela não faz nenhum sentido e quando eu penso em como ela é calculada, eu SEMPRE penso em realmente parecer uma bolha porque é uma inflação absurda dos preços. Sem dúvida alguma o Realized Cap seria mais acurado e o mercado todo seria menor. É das minhas maiores indignações de tudo rs
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
December 28, 2021, 01:40:54 PM
#7
em 13º lugar em marketcap, como pode ter 20,006,944,660 dólares investidos nisso  Angry Angry Angry
Não tendo. Marketcap é a coisa mais inútil em crypto. É uma métrica calculada ao multiplicar o UltimoPreço * SupplyTotal. Eu posso criar a NinjaCoin com 1b de moedas, vender 1 por $1 e minha moeda terá um marketcap de $1b depois de movimentar 1 mísero dólar.

Mais ou menos.

Realmente acontece issi que você está falando, mas é a excessao da excessao... E  o volume fica lá do lado.

Mas de fato, valor de mercado (marketing cap) de X não quer dizer que tem X investido na moeda.

E no coinmarketcap.com  apenas algumas exchanges são listadas. Se a sua moeda estiver listada apenas em uma exchange lixo que movimenya quase nada, ela nem aparecerá lá.

Se o volume diário for baixo demais, duvido que ficará com o marketcap muito alto no site deles.

Por isso é bom utilizar sites minimamente confiáveis pra consulta.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
December 28, 2021, 01:27:42 PM
#6
Atari Token
Quote
Mas a moeda esteve já envolvida nalgumas polémicas, e uma delas está relacionada com o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que a promoveu nas suas redes sociais após o valor da mesma cair mais de 500%.
Como algo cai 500%? Grin

em 13º lugar em marketcap, como pode ter 20,006,944,660 dólares investidos nisso  Angry Angry Angry
Não tendo. Marketcap é a coisa mais inútil em crypto. É uma métrica calculada ao multiplicar o UltimoPreço * SupplyTotal. Eu posso criar a NinjaCoin com 1b de moedas, vender 1 por $1 e minha moeda terá um marketcap de $1b depois de movimentar 1 mísero dólar.
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
December 28, 2021, 11:28:23 AM
#5
Que grande nome. A ideia era juntar todos os nomes populares em algum local do mundo?
Francamente...

Acredito que seja uma brincadeira em relação a produtos falsificados.. Exemplo:



Agora, o motivo de ter virado uma criptomoeda.. ai é 100% pelo meme Cheesy
legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 28, 2021, 11:17:20 AM
#4
Minha preferida é a HarryPotterObamaSonic10Inu (BITCOIN)

Que grande nome. A ideia era juntar todos os nomes populares em algum local do mundo?
Francamente...



em 13º lugar em marketcap, como pode ter 20,006,944,660 dólares investidos nisso  Angry Angry Angry

Claramente já não é uma meme coin qualquer.
Já devia ser um caso de estudo.
legendary
Activity: 2170
Merit: 1278
December 28, 2021, 11:11:17 AM
#3
Me deixa triste ver isso aqui:



em 13º lugar em marketcap, como pode ter 20,006,944,660 dólares investidos nisso  Angry Angry Angry
legendary
Activity: 2422
Merit: 2002
Crypto Swap Exchange
December 28, 2021, 11:07:59 AM
#2
Quais foram outras moedas que acharam que geraram polemicas ao longo deste ano.

Minha preferida é a HarryPotterObamaSonic10Inu (BITCOIN)



Mais informações: https://coinmarketcap.com/currencies/harrypotterobamasonic10inu/

legendary
Activity: 1456
Merit: 3765
**In BTC since 2013**
December 28, 2021, 09:57:05 AM
#1
Hoje, vi um artigo bem interessante, que enumera 5 criptomoedas que geraram alguma polemica em 2021:
https://pplware.sapo.pt/criptomoeda/5-criptomoedas-que-geraram-polemica-em-2021/

Atari Token
Quote
Mas a moeda esteve já envolvida nalgumas polémicas, e uma delas está relacionada com o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que a promoveu nas suas redes sociais após o valor da mesma cair mais de 500%.

Squid Game (SQUID)
Quote
A moeda foi lançada por apenas alguns cêntimos, mas chegou a valer cerca de 3 mil dólares. No entanto, logo depois, sofreu uma queda abrupta, e foi aí que os investidores perceberam que haviam sido vítimas de um golpe financeiro.

Flokinomics
Quote
Alguns utilizadores, atentos aos irreverentes tweets de Elon Musk sobre a DogeCoin, criaram a moeda Flokinomics (FLOKIN), inspirada no animal de estimação do CEO da Tesla que se chama Floki. Este criptomoeda foi criada em outubro e valorizou quase 2000% num curto espaço de tempo.

Omicron
Quote
Assim, praticamente depois da descoberta da variante, a moeda Omicron (OMIC) valorizou cerca de 10 vezes mais, tendo chegado a valer 560 euros no final de novembro. Neste momento já desvalorizou e tem um preço atual de 22.79 euros.

Shiba Inu
Quote
Shiba Inu (SHIB) foi lançada em agosto de 2020 e já conseguiu crescer mais de 90.112.600%. Esta é mais uma moeda rival da DogeCoin e inspirada nas publicações do CEO da Tesla. A popularidade da mesma cresceu significativamente devido aos vários memes e polémicas que a envolviam.


Quais foram outras moedas que acharam que geraram polemicas ao longo deste ano.
Jump to: