Author

Topic: $243 milhões em BTC roubados via engenharia social (Read 65 times)

legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Partilho o que comentei no outro topico:

Nessa base recomendo ver o filme The Beekeeper, que baseia-se numa rede de phishing que rouba milhares de pessoas usando essa engenharia social. Bom filme e boa abordagem sobre os esquemas usados, apesar que exagerar alguns aspetos.

Continua-se a focar muito nos sistemas de segurança que a pessoa deve seguir, com passwords, VPNs, vários fatores de autenticação, etc. E no final, não se ensina as pessoas a lidarem com as solicitações que recebem.

As pessoas continuam a não ser educadas da forma que devem se comportar e usar as tecnologias. Saber fazer passwords seguras não chega...

Enquanto o foco na segurança informática não for mudado, muitas pessoas vão continuar achar que uma boa password, sistema de 2FA e outras coisas afins, são mais que suficientes. Quando no final, é o seu comportamento de clicar em qualquer link ou acreditarem em tudo o que leem, pouco vai valer todas essas medidas de segurança.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Duelbits - Play for Free | Win for Real
Só vi esse tópico depois kk criei o mesmo tópico sobre o assunto, não pensei que alguém já tinha postado sobre o mesmo, mas enfim, como que um sujeito que tinha 4000 BTC se deixa enganar tão facilmente assim?

Ele não sabe que não pode passar acesso tanto da semente de recuperação, passphrases e senhas de criptografia de carteira?

Como que essas pessoas burras conseguem tanto bitcoin pra depois simplesmente serem roubadas por indivíduos mais espertos do que eles através de um golpe tão simples e trivial?

Já repararam essa bizarrice que aparecem direto nas notícias?

Mesmo se os fundos tivesse em hardwallet, ele teria sido roubado do mesmo jeito, já que provavelmente teria sido induzido a passar a seedphrase e demais dados sensíveis aos bandidos...

É o que eu falo, a maioria das pessoas que estão usando hardwallet não sabem o BÁSICO de segurança envolvendo Bitcoin e demais criptomoedas.

Esse tipo de notícia me deixa indignado, eu que tenho tanto conhecimento em cripto não chego a ser minimamente rico e tem gente que não sabe o que é uma seed tem mais de 4000 kkk que mundo louco é esse que estamos vivendo?

Sério, não faz sentido, é a mesma coisa que pessoas que ganham o triplo ou mais de salário que você, mas não sabe como salvar um PDF, instalar um aplicativo no computador...
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Estava lendo esse thread do zachxbt, mais famoso detetive crypto do X, e achei muito interessante.

Basicamente ele ajudou nas investigações que resultaram na captura de um grupo de jovens (coisa de 18 anos) que conseguiram roubar mais de 4000 Bitcoins de uma única pessoa, cerca de $243 milhões, via engenharia social (ligando para a vítima e fingindo ser do suporte do Google e da exchange Gemini, etc).

O que mais me chamou atenção foi um video do momento em que o grupo consegue transferir os Bitcoins e começa a comemorar de forma euforica em uma chamada do Discord. Grin

Link no X para quem está fora do Brasil: https://x.com/zachxbt/status/1836753185718865979

Claro que eles começaram a torrar o dinheiro com dezenas de carros, centenas de milhares de dólares nas noitadas em clubes em LA e Miami, comprar bolsas de grife para mulheres, etc...

Com isso eles foram descobertos e ontem dois integrantes foram indiciados pelo Departamento de Justiça dos EUA: https://www.justice.gov/usao-dc/pr/indictment-charges-two-230-million-cryptocurrency-scam
Jump to: