Author

Topic: 30 anos do Real: R$ 1 de hoje equivale a apenas R$ 0,12 da época (Read 157 times)

legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
Eu acho que comparar a inflação de forma isolada (baseado nisso ou naquele produto/serviço) é muito errado...
Aquilo que é essencial para uma pessoa que recebe um salário mínimo, não é o mesmo para quem recebe 5 e menos ainda 15+ salários/mês.

Mas é exatamente isso.

O ipcA é justamente a média de consumo da média da população.

Quando mais a sua percepção da inflação diverge do ipca real  , mais o seu consumo diverge da média da população,  ou seja: mais rico você é
 

Ele é um dos caras mais ricos do Interior de São Paulo. @Alegotardo é famoso pelas bandas de Campinas e região.  Cheesy Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 1428
Merit: 1550
Essa semana li uma matéria interessante que mostra essa questão comparando o preço das coisas de antigamente com o preço das mesmas coisas hoje. Eu na verdade me surpreendi com os itens que tiveram as maiores altas.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/o-que-era-possivel-comprar-com-r-1-em-1994-quando-real-foi-criado-veja-precos/

Alguns itens:

Cerveja
1994:1.16
2024: 5.80

Gasolina:
1994: 0.55
2024: 5.80

Pão
1994:0.1
2024: 1.04

Depois de ler essa lista, até pensei que nossa ultima casa decimal já não serve mais pra nada. Não tem nada que conseguirmos comprar com 0.09 centavos
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Eu acho que comparar a inflação de forma isolada (baseado nisso ou naquele produto/serviço) é muito errado...
Aquilo que é essencial para uma pessoa que recebe um salário mínimo, não é o mesmo para quem recebe 5 e menos ainda 15+ salários/mês.

Mas é exatamente isso.

O ipcA é justamente a média de consumo da média da população.

Quando mais a sua percepção da inflação diverge do ipca real  , mais o seu consumo diverge da média da população,  ou seja: mais rico você é
 
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Não parei para analisar, mas tem coisas que parecem meio fora.. carro novo só 133% nesses 30 anos? carro popular era 10x mais barato.

Sempre foi muito caro carro no Brasil... nunca foi barato um carro popular... Acho estranho esse grafico que parece que ficou mais barato...

O que mais me impressionou foram as passagens aéreas. Mas tivemos 2 fenomenos ai que aumentaram muito o preço: 11 de setembro (aumentou muito os precos pois a seguranca aumentou, e seguranca é caro), e tambem o pos pandemia que as passagens aereas mudaram de patamar de preço

Esse plano de telefonia movel nao faz o menor sentido. Ha 30 anos nao tinha telefone celular, e hoje em dia eu pago 40 reais na minha conta com internet e ligacoes ilimitadas no brasil. Acho muito barato, acho que nunca foi tao barato isso.

Eu acho que comparar a inflação de forma isolada (baseado nisso ou naquele produto/serviço) é muito errado...
Aquilo que é essencial para uma pessoa que recebe um salário mínimo, não é o mesmo para quem recebe 5 e menos ainda 15+ salários/mês.

Minha percepção é que para quem é "rico" o cenário tem sido muito melhor do que para as outras faixas, e a média é a que mais sofre, exatamente para adquirir um carro popular novo, bancar educação privada ou plano de saúde.  
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Não parei para analisar, mas tem coisas que parecem meio fora.. carro novo só 133% nesses 30 anos? carro popular era 10x mais barato.

Sempre foi muito caro carro no Brasil... nunca foi barato um carro popular... Acho estranho esse grafico que parece que ficou mais barato...

O que mais me impressionou foram as passagens aéreas. Mas tivemos 2 fenomenos ai que aumentaram muito o preço: 11 de setembro (aumentou muito os precos pois a seguranca aumentou, e seguranca é caro), e tambem o pos pandemia que as passagens aereas mudaram de patamar de preço

Esse plano de telefonia movel nao faz o menor sentido. Ha 30 anos nao tinha telefone celular, e hoje em dia eu pago 40 reais na minha conta com internet e ligacoes ilimitadas no brasil. Acho muito barato, acho que nunca foi tao barato isso.
legendary
Activity: 2604
Merit: 2234
Crypto Swap Exchange
Saiu uma matéria bem legal sobre os 30 anos do real

Li uma da UOL sobre o mesmo tema, gostei desse gráfico medindo a inflação de diversos itens ao longo desses 30 anos:


Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/07/01/quanto-custava-a-gasolina-no-inicio-do-plano-real-e-o-paozinho.htm

Não parei para analisar, mas tem coisas que parecem meio fora.. carro novo só 133% nesses 30 anos? carro popular era 10x mais barato.

Tem mais uns gráficos ali, como "salário mínimo vs mínimo necessário".. não sei o que querem dizer com necessário, botaram R$ 7k ali em 2024, bem alto.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Bem, agora que falamos nisto, lembro em 2020 de:
BCE avança com injeções de liquidez "pandémica" a juros de -1%

Enfim... eles continuam a tentar secar a própria arvore que plantaram.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Infelizmente isso acontece com toda a moeda fiat, quer acha ou não impressão.

Mas, ao ler o teu post, perguntei-me: nunca me lembro de ter lido noticias sobre a impressão de dinheiro. Se eventualmente li algo, foi muito vaga a noticia.

Vocês lembram de ler essas noticias?

Eu SÓ lembro de ler essa notícia, principalmente durante a pandemia. Todos os governos do mundo criaram dinheiro igual LOUCOS durante a pandemia. E foi algo muito debatido no meio cripto. Depois tivemos uma queda geral da expansão e agora basicamente TODAS as pessoas e analistas mais sérios de cripto publicam os gráficos de aumento da liquidez global e M2 em absolutamente todos os seus posts. Nos últimos meses começamos a ver novamente uma expansão, então virou noticia novamente.

Então sim, lembro muito e continuo lendo muitas  Roll Eyes

É o que mais tem:

Fed injeta US$ 100 bi na economia; BTC é o ‘salvador’ contra inflação?

The Federal Reserve has pumped $2.3 trillion into the U.S economy

Mas não está escrito "imprimir dinheiro". Isso ´so acontece na televisao (casa de papel). É uma expressão.
Igual falar "quem nao tem cão caça com gato" ou "ficou a ver navios", enfim.. rsrs
legendary
Activity: 1428
Merit: 1550
Para os governos é uma jogada de mestre, imprime dívida e "paga" sempre menos no futuro... e ainda sim conseguem ficar com uma dívida impagável rsrs... o sistema é bruto amigos!


Essa questão da dívida e desse mecanismo de ''sempre pagar menos'' é realmente algo bruto que é pouco digo. Mas existem alguns mecanismos economicos como esse que mostram quão ruim é o sistema.

Infelizmente isso acontece com toda a moeda fiat, quer acha ou não impressão.

Mas, ao ler o teu post, perguntei-me: nunca me lembro de ter lido noticias sobre a impressão de dinheiro. Se eventualmente li algo, foi muito vaga a noticia.

Vocês lembram de ler essas noticias?

Eu SÓ lembro de ler essa notícia, principalmente durante a pandemia. Todos os governos do mundo criaram dinheiro igual LOUCOS durante a pandemia. E foi algo muito debatido no meio cripto. Depois tivemos uma queda geral da expansão e agora basicamente TODAS as pessoas e analistas mais sérios de cripto publicam os gráficos de aumento da liquidez global e M2 em absolutamente todos os seus posts. Nos últimos meses começamos a ver novamente uma expansão, então virou noticia novamente.

Então sim, lembro muito e continuo lendo muitas  Roll Eyes
newbie
Activity: 4
Merit: 0
Cara, concordo.
Olha, juntar reais realmente não compensa.O nosso dinheiro vai desvalorizando enquanto os preços só sobem.

Com essa dívida crescendo só vem mais impostos, incluindo em criptos e ontem li sobre o aumento de taxas nas compras internacionais que está para vir, de 17% para 34%. E os investimentos  que deviam ser em infraestrutura, saúde e educação não vejo Sad .

Eu tento proteger meu dinheiro mas é díficil ás vezes. Além do bitcoin, conheço pessoas que estão investindo em ações, imóveis e até na própria educação pra fugir dessa cilada. Tem que diversificar, porque deixar tudo em real é furada.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
O que essa expressão significa de verdade é a expansão da base monetária, ou seja, expansão do M2

Sim, eu sei.
Mas como surge essa expansão? Lembra de noticias sobre isso?
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science

Vocês lembram de ler essas noticias?

Impressão de dinheiro é apenas uma expressão.  Isso basicamente não existe mais. O dinheiro é quase todo virtual hoje.

O que essa expressão significa de verdade é a expansão da base monetária, ou seja, expansão do M2



Essa desvalorização parece muito, mas não é pro nosso país. O real foi um sucesso.

Olhe esses números
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Infelizmente isso acontece com toda a moeda fiat, quer acha ou não impressão.

Mas, ao ler o teu post, perguntei-me: nunca me lembro de ter lido noticias sobre a impressão de dinheiro. Se eventualmente li algo, foi muito vaga a noticia.

Vocês lembram de ler essas noticias?
sr. member
Activity: 364
Merit: 629
In ₿ we trust
Saiu uma matéria bem legal sobre os 30 anos do real, é bem real que nunca vai compensar acumular reais de forma alguma, mesmo com investimentos que pagam a inflação, pois sabemos bem que a inflação real é bem maior que a que o governo calcula....a inflação é cruel, a máquina de imprimir dinheiro deteriora todo o patrimônio das pessoas, então mesmo com a alta volatilidade do bitcoin ele vem cumprindo o que se propôs a fazer, um sistema alternativo a esse modelo econômico que é baseado em dívida. Para os governos é uma jogada de mestre, imprime dívida e "paga" sempre menos no futuro... e ainda sim conseguem ficar com uma dívida impagável rsrs... o sistema é bruto amigos!



segue link da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/06/30/30-anos-do-real-r-1-de-hoje-equivale-a-apenas-r-012-da-epoca.ghtml

Jump to: