Enquanto o BTC está subindo, é tudo uma maravilha para o funcionário..
Do outro lado, a empresa estaria deixando dinheiro na mesa se estivesse pagando 2x mais por um trabalho (caso o BTC suba) ou de perder seu empregado caso o BTC caia.. todos correm riscos desnecessários.
Bitcoin ainda é muito fraco como unidade de conta.. acredito que o melhor caminho seria combinar o salário em USD/EUR/BRL e pagar em BTC, caso fosse o caso.. aproveitando o melhor de cada moeda.
Mas isso porque estas a olhar para o valor cambial. Retira isso da equação.
Claro que concordo, que isso é quase impossível de retirar da equação, principalmente porque as contas são pagas em fiat, e é por causa disso que as pessoas (empregados/empregador) preferem receber num formato mais fácil para pagar as contas. Principalmente se isso for o principal ganha pão.
Por sua vez, não vejo que isso seja necessariamente mau, pois pode a mesma movimentar o mercado, por causa dos câmbios feitos. Os mineradores conseguem vender para pagar as suas contas, e outros conseguem comprar para pagar ordenados (parte ou total). Alem disso, pode ser mais interessante ser o empregado essa gestão, comprando ou não BTC no momento que acha apropriado.