Author

Topic: A bonita insanidade de confiar em quem não se conhece (Read 122 times)

legendary
Activity: 2366
Merit: 1408
Eu também tenho relatos parecidos com o de vocês

Já participei de vários fóruns de jogos, e em 2 deles eu tinha uma reputação ótima, e sempre teve isso de usuários mais recomendados, aqueles que estavam presentes todos os dias no fórum, que negociavam bastante, que você confiava

Eu já devo ter feito mais de 200 negócios nesses fóruns, e houve só 2 vezes em que me dei mal/fui enganado

Já mandei valores altos antecipadamente, já mandei eletrônicos antes da pessoa pagar, já dividi em 2x na base da confiança e por aí vai
O Bitcointalk tem bastante dessa característica, apesar de ter os escrows, ainda tem muitos negócios sendo feitos na base da confiança mesmo e eu acho isso fantástico, uma comunidade do mundo todo trocando serviços e valores com honestidade

Sempre vai haver aproveitadores, acho que seria impossível não ter, mas são minoria, felizmente.
hero member
Activity: 1274
Merit: 681
I rather die on my feet than to live on my knees
Também tenho uma história bem interessante para mim.

Quando voltei a estudar para começar e terminar a minha licenciatura, acabei por conhecer uma pessoa através da net. Do antigo IRC que uso há mais de 25 anos provavelmente e continuo a usar como uma boa fonte de informação a muitos níveis. A malta mais jovem nem faz ideia do que foi isto e muito menos que ainda é bastante activo.
Então, eu comecei a usar o IRC por curiosidade quando os modems ainda eram daqueles que a gente tinha que fazer a ligação, o modem chiava e apitava e tinha tempo limitado por mês. Usei a internet nessa altura para começar a sacar música via eMule, Napster e mais tarde Soulseek.

Entretanto, quando comecei a estudar na licenciatura, acabei a dar comigo em canais de IRC mais técnicos e conheci um tipo russo que me ajudou durante a minha licenciatura, principalmente em temas como programação e electrónica. Para além disso, começou também a influenciar-me a usar Linux cada vez mais e neste momento não quero outra coisa, apesar de não ser expert. Influenciou-me também a mudar o SO do meu router para OpenWrt (Linux based). Influenciou-me também ao comprar a minha SBC. Não fui para Rasperries mas sim para open source stuff, a minha RockPro64. E influenciou-me com outras boas práticas com Linux e open source software!

Ele tem-me ajudado imenso e já por váarias vezes que lhe dou as minhas credenciais para ele se poder ligar à minha net cá de casa e inclusivé já fizémos uma ligação ao meu PC e ele tomou o comando para me resolver uns problems que eu simplesmente não consegui fazer.

Ou seja, confiei e confio neste netfriend sem nunca o ter conhecido pessoalmente. Continuo a falar com ele sempre que é necessário! São poucas as pessoas com quem mantenho contacto durante tantos anos (11 neste caso) sem conhecer pessoalmente!
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Os exit scam se tornaram muito faceis com a venda de contas no bitcointalk, Isso no meu ver impulsionou muitos "scam artist".

Por isso que o comércio de contas é muito mal visto pela comunidade.

Uma vez eu vi um user com muita reputação tomar tanto red tag que a conga se tornou inútil, pois ele confessou que havia comprado a conta anos atrás..

https://archive.fo/CBhym
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Com identidade você quer dizer a identidade real, certo?

Já fiz varios trades de skins de cs:go entre usuários da comunidade de skins, onde nada era garantido porém esses users já tinham um certo histórico e participavam publicamente de discussões e faziam amizades entre si.

Como exemplo já comprei uma skin de quase $7k onde enviei USDC primeiro. Claro que sempre tem o risco do exit scam, mas nunca tive o azar de ser uma das vítimas. Cheesy

Por outro lado, já confiei em um user e fui roubado em $700. Logo descobri que ele era um serial scammer que saia roubando todo mundo. Fui o primeiro a ir atrás de denunciar ele publicamente e por uns meses recebi mensagens de agradecimento pois os salvei de perder as vezes milhares de dólares com skins caras, onde a vítima também teria confiado e enviado primeiro. Tongue

A reputação serve como identidade virtual, tanto que eu empresto dinheiro para vários membros aqui no fórum mas nunca emprestaria para um Newbie.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Vocês tem percepções disso?
Alguém tem histórias para compartilhar de casos como o das campanhas, onde há ''prestação de serviços'' de longo prazo inclusive, sem contrato, sem nada além de confiança.

Acho que de um modo geral, hoje em dia fazemos muito negócios na base da confiança, sem conhecer os verdadeiros intervenientes.

E não precisamos de ir muito longe para ver casos desses. Todos nos já fizemos compras online. Quantos conhecíamos os vendedores, as pessoas por detrás da loja online?

Claro que muitas vezes fazemos compras em lojas que tem grande reputação, então fica mais fácil confiar. Mas, acredito que a maioria de nós, já comprou algo em lojas menos conhecidas, assumindo o risco e acreditando que vai receber o que comprou. Felizmente, acredito, que normalmente temos sucesso e que tudo corre bem.

Por isso, acho que a Internet veio trazer um pouco essa confiança que se foi perdendo no mundo offline. Infelizmente, nem sempre tudo corre bem, mas de um modo geral, tem se conseguido equilibrar bem isso.
legendary
Activity: 3766
Merit: 1742
Join the world-leading crypto sportsbook NOW!
Os exit scam se tornaram muito faceis com a venda de contas no bitcointalk, Isso no meu ver impulsionou muitos "scam artist".
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Minhas experiências positivas: Já negociei via P2P com um usuário pouco conhecido.. deu tudo certo, mas nunca mais faço.. muito arriscado.

Também já comprei uma Ledger do @bitmover e alguns cards do iFood do @TryNinja.. além da identidade deles também há uma avaliação de risco.. eles teriam muito mais a perder me dando um calote do que agindo honestamente.

Como nesses casos a conta tem um valor muito alto comparado ao valor transacionado, é muito tranquilo comprar gift cards, hardware wallets e coisas do tipo com qq usuário do fórum que tenha uma conta com grande reconhecimento no fórum. Afinal, tiro por semana em campanhas muito mais do que o valor de uma hardware wallet, e se o sabotag3x reclamar q dei um calote posso sair da campanha.

Mas aqui no fórum o pessoal faz exit scam com valores altos e não tá nem aí.
Vários usuários aí já sumiram com valores tipo 20k usd , por aí...

Na aba reputation tá cheio de casos assim
Vai entender né.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
a confiança baseada em mérito e não identidade.

Eu diria que há uma identidade..

Como exemplo, as pessoas sabem que as campanhas gerenciadas pelo @Hhampuz são mais confiáveis que outras.. em uma das últimas que participei, a 'empresa' deu calote, mas ele cobriu os pagamentos do próprio bolso..

Alguém tem histórias para compartilhar de casos como o das campanhas, onde há ''prestação de serviços'' de longo prazo inclusive, sem contrato, sem nada além de confiança.

Minhas experiências positivas: Já negociei via P2P com um usuário pouco conhecido.. deu tudo certo, mas nunca mais faço.. muito arriscado.

Também já comprei uma Ledger do @bitmover e alguns cards do iFood do @TryNinja.. além da identidade deles também há uma avaliação de risco.. eles teriam muito mais a perder me dando um calote do que agindo honestamente.
newbie
Activity: 9
Merit: 0
Basicamente, o próprio mercado financeiro é um jogo onde é preciso confiar em quem não se conhece, seja no mundo das criptomoedas ou finanças tradicionais, como bolsa de valores. É insano, se você parar para pensar, muita gente deposita quantias exorbitantes de dinheiro suado do seu trabalho em ativos os quais proporcionam uma chance ínfima de dar ou não dar dividendos no futuro para um investidor.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617

Em antropologia, existe um ''consenso'' de que a troca de confiança em que uma das partes dá algo e espera um bom tempo pra ser ''paga'' e esse empréstimo é feito sem contratos, só ocorre em pequenas comunidades, onde todos os membros conhecem uns aos outros.


Desculpe, não querendo deturpar seu tópico, mas esse trecho que você postou me lembrou como são muitos "casamentos".   Shocked A pessoa casa achando que vai ser "paga" no futuro. Será que por isso que para casar legalmente fazemos "um contrato de casamento". O que a Antropologia diz sobre casamentos e a "confiança" que deve haver num. Desculpe novamente por levar o assunto para outra direção.  Embarrassed
sr. member
Activity: 1955
Merit: 381
English<->Pt-BR - Professional Translations(90+)
Divulgo meus serviços de tradução nas abas específicas aqui do fórum, na maioria das vezes negocio pelo Telegram onde geralmente as pessoas preferem o anonimato (no meio cripto é raro alguém usar a identidade real, eu mesmo não uso, diferente da conta pessoal, com meus amigos e contatos mais próximos).

Nunca tive problemas com pagamentos, às vezes cobro 50% adiantado, mas costumo cobrar na entrega da tradução.

Acredito que ambos, o cliente e eu, corremos riscos, por exemplo, eu de não ser pago e ele de receber um serviço medíocre (o que garanto não fazer  Cheesy). É uma relação de negócios totalmente baseada em confiança.

Quanto as campanhas, já levei alguns calotes, mas também já trabalhei com projetos que foram muito lucrativos. Aprendi a escolher melhor os “Gerentes (bounty managers)” que quero trabalhar.
legendary
Activity: 2492
Merit: 1429
Payment Gateway Allows Recurring Payments
Eu tenho uma história muito boa e também é relacionada confiança através de fóruns.
Em 2009 eu participava ativamente de um fórum de motos off-road e tinha contatos que considerava e considero de alta confiança mesmo sem conhecer suas reais identidades, comprei uma moto de um dos usuários e realizei pagamento adiantado e ele fez 1700 km para vir entregar ela em minha casa.  Grin Grin

Esse tipo de acontecimento não vira noticia, oque se vê todos os dias na mídia são os casos de golpes, crimes e etc.... Então parece que o mundo em que vivemos é predominantemente formado por pessoas não confiáveis, perigosas e por ai vai.

legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Hoje eu conheci mais uma história do que nós vivemos aqui sempre: a confiança baseada em mérito e não identidade.

As campanhas aqui são um ótimo exemplo de confiança sem identidade.

Fiquei curiosa pra saber se vocês tem/conhecem outros casos em que a confiança precede a identidade.

É bem curioso pra mim esse fenômeno. Em antropologia, existe um ''consenso'' de que a troca de confiança em que uma das partes dá algo e espera um bom tempo pra ser ''paga'' e esse empréstimo é feito sem contratos, só ocorre em pequenas comunidades, onde todos os membros conhecem uns aos outros. Com o aumento do tamanho das sociedades e desenvolvimento do dinheiro, aumenta a importancia dos metais como dinheiro, e da marcação das moedas, pra garantir que a troca seja feita o mais rápido possível.

A confiança SEM identidade acredito que é uma exceção histórica sem igual ou pelo menos um fenomeno que nasce agora, com a criptografia em ambiente digital.

Vocês tem percepções disso?
Alguém tem histórias para compartilhar de casos como o das campanhas, onde há ''prestação de serviços'' de longo prazo inclusive, sem contrato, sem nada além de confiança.
Jump to: