1 - Se todo mundo ficasse apegado ao seu código e não compartilhasse, o mundo não iria pra frente.
As famosas bibliotecas Python por exemplo funcionam assim:
Um cara faz um código super foda, com eficiencia absurda para calcular complexas variaveis estatisticas (numpy) ou manipulações complexas com tabelas em bancos de dados (pandas), e ele disponibiliza aquele código que uma equipe ficou anos elaborando para voce usar de graça, apenas escrevendo import pandas as pd.
A partir dessa importação do código de outra pessoa, você pode evoluir e fazer analises em dados. Só um exemplo.
Precisamos continuar evoluindo de onde alguem parou. Não dá pra você querer analisar dados complexos se voce ficar tendo que escrever na mão coisas básicas como desvio padrão, somatórios, variancia, etc... Ninguém sabe tudo.
E se isso fosse um código fechado e fosse vendido? O que mudaria? Exemplo: MS Word vs OpenOffice Writer..
2 - Segurança. Sistemas que envolvem dinheiro e confiança precisam ser abertos. Por exemplo, todos nos sabemos que a Electrum, Ledger, Trezor, etc não roubam o seu dinheiro pq o código delas é aberto (pelo menos parcialmente aberto). Sabemos que não tem uma linha mandando suas chaves privadas para o email deles.
Além disso, existe toda uma comunidade tentando ao máximo achar um bug no código para tentar ganhar uma bug bounty. Se o código fosse fechado, como seriam as bug bounties? Certamente o proprietário do código perderia muito com isso.
Acredito que o BTC foi o primeiro projeto, envolvendo dinheiro, a trabalhar dessa forma.. ou não? Aquele PIX é código aberto?
Bug bounty com uma equipe fechada e reduzida.. porém isso deve ser mais custoso do que pagar um prêmio
Imagina se ninguém pudesse ver o código do bitcoin, quantas shitcoins não existiriam? kkkk
Seria ótimo, ao menos as moedas novas trariam algo de diferente/novo..