Eu honestamente não entendo essa lógica. Não é como se as pessoas fossem virar "do contra" e começar a usar BTC freneticamente só por que colocaram taxas nele. Na verdade, isso afeta a adoção da mesma. Não ser possível cobrar impostos diretamente sobre o BTC não impede que a perseguição nas exchanges ocorra. Nenhuma exchange consegue fugir dessas regulamentações, e se você quiser utilizar uma, vai ter que pagar essas taxas (que provavelmente seriam imbutidas).
Tal imposto seria sobre quaisquer transações de BRL, não de BTC.. Então o BTC seria uma alternativa para fugir destes 0,4%, tudo sem converter para BRL, o que aumentaria a adoção.. hoje felizmente temos para onde fugir caso implementem um absurdo destes.
Eu também estava pensando sobre isso, que o Bitcoin seria uma forma de fugir do imposto. Mas não teria como...
Seriam 0,4% para saques e 0.2% para operações de crédito, inclusive cartão de crédito. Mas esse valor é muito pequeno...
Saque, por exemplo, não tem como fugir. BTC não é uma alternativa para saque. Eu pessoalmente uso pouco dinheiro em espécie, mas quando uso o BTC certamente não seria uma alternativa. Uso em lugares remotos (normalmente turísticos) onde normalmente não tem nem internet de celular e é inviável pagar de outra maneira.
Cartão de crédito seria viável uma fuga para o BTC. Mas não da pra desprezar os ganhos de milhas com cartão de crédito, que não são desprezíveis. Além disso, numa conta de 5000 reais de cartão de crédito, seriam somente 10 reais de imposto. E a adoção do BTC ainda é, literalmente, inexistente no Brasil...
Sou contra esse imposto, lógico. Mas o valor é pequeno para mudar a forma das pessoas agirem.