Olá maximalistas
Sendo o segundo protocolo de consenso mais conhecido, o Proof of Stake (PoS) sofre críticas por não ter uma blockchain forte o suficiente para que ele seja testado em termos de segurança. Por conta disso, a mudança de PoW para PoS da segunda maior criptomoeda poderá ser um divisor de águas.
Algumas das vantagens do PoS: Mineração verde (pouco gasto de energia),
toda nova moeda cunhada vai para os detentores da moeda e não para mineradores que podem não ter nenhuma moeda e precisam vender tais novas moedas para cobrir custos de energia,
criação mais rápida de novos blocos bem como confirmações mais rápidas
A PropostaO estudo sobre a mudança o uso de Proof of Stake na rede Ethereum começa em setembro de 2014[1], antes mesmo do bloco gênesis que foi minerado no dia 30 de julho de 2015.
O aplicação é chamada de Casper (Gasparzinho, o Fantasminha Camarada) pois ele continua tendo alguns dos mesmos princípios do GHOST (Greedy Heaviest-Observed Sub-Tree)[2], protocolo utilizado no Ethereum para determinar qual cadeia os mineradores devem seguir. Ao contrário do Bitcoin que utiliza a cadeia mais longa, o GHOST faz com que a cadeia mais pesada seja a principal.
Como você já sabe, após 6 anos, o PoS ainda não foi implementado.
As fases do Ethereum:Frontier - 2015 - O início do Ethereum, nome em referência ao período do Velho Oeste americano. Antes do Frontier, teve o
Olympic que foi um teste da rede.
Homestead - 2016 - A primeira versão pública do Ethereum, a fase de assentamento.
Metropolis - 2017 - Apresentando várias implementações, tal melhoria fora dividida em dois:
Byzantium (2017) e
Constantinople (2019) cujo maior objetivo é preparar a rede para o uso do Proof of Stake.
Serenity - ? - Também conhecido como Ethereum 2.0, marcará a transição de PoW para PoS.
Difficulty bombComo o Ethereum sempre teve a migração para PoS em mente, seu código inicial apresentou o
difficulty bomb, fazendo a dificuldade de mineração aumentar com o tempo[3]. O tempo médio dos blocos que é de 15 segundos, chegou a subir para 30 em dezembro de 2017.
Fonte:
https://etherscan.io/chart/blocktimeOs forks Byzantium e Constantinople ajudaram a contornar este problema, bem como reduziram as recompensas de 5 para 3 e de 3 para 2 ETH, respectivamente.
Fonte:
https://docs.ethhub.io/ethereum-basics/monetary-policy/Qual vai ser a recompensa do PoS? Quanto vai render o staking?Pelo que entendi, será pago por época/epoch (a cada 384 segundos) e a recompensa será de 64 ETH e o montante dependerá de quantos ETH estarão
stakados na rede no total, e nos seu montante.[4]
A mudança além do cripto-universoComo o algoritmo do Ethereum é um dos mais fortes contra ASICs, tanto a NVIDIA[5] quanto a AMD[6] viram sua renda aumentar muito entre 2017 e 2018, porém com a queda no preço, e consecutivamente do hashrate, do Ethereum, e outras moedas PoW que não usam ASICs, ambas empresas viram o preço de suas ações derreter mais de 50% em poucas semanas.
Atualmente com o hashrate em 215 TH/s[7], podemos fazer uma conta de padaria e dizer que há pelo menos 5 milhões de GPUs minerando ETH, e que com a migração para PoS entrarão no mercado "tradicional" e voltarão a ser usadas para jogos/trabalho. Isso impactará forte nas ações da AMD/NVIDIA que hoje estão num ATH graças ao lockdown. Quem negocia ações (ou ta afim de comprar uma GPU), é bom ficar de olho.
Sim, o modelo de emissão de novas moedas do Ethereum é muito zoado quando comparado ao do Bitcoin, pqp..
[1]
https://blog.ethereum.org/2015/08/01/introducing-casper-friendly-ghost/[2]
https://blocking.net/5392/analysis-of-ethereum-ghost-agreement/[3]
https://gist.github.com/CJentzsch/c78768f9837afb8eef74[4]
https://docs.google.com/spreadsheets/d/15tmPOvOgi3wKxJw7KQJKoUe-uonbYR6HF7u83LR5Mj4/edit#gid=842896204[5]
https://br.tradingview.com/chart/?symbol=NASDAQ%3ANVDA[6]
https://br.tradingview.com/chart/?symbol=NASDAQ%3AAMD[7]
https://etherscan.io/chart/hashratehora de fechar as abas: