Galera, sei que caí de paraquedas no forum depois de anos e nao manjo muito de como rolam os papos....
Vou presumir que a gente tá numa mesa de bar e cada um tem um PC em frente, acho que isso me ajuda a manter o modo leve e ainda sim crítico.
Sobre essa conversa de centralizaçao do BTC:
A rede é descentralizada, mas claramente existe concentração de renda. Quem nunca viu aqueles posts falando:
"1-2% dos enderecos de BTC detem 95% das moedinhas mágicas"
(nao sei se é bem assim que a coisa opera, mas todo mundo sabe que é mais fácil ser um market maker no BTC do
-------------------
Ou seja, podemos ter sistemas descentralizados com riqueza centralizada/concentrada. -------------------
Puxo essa visão pois muitas vezes (eu incluso) misturo esses 2 conceitos: concentração de poder X sistemas descentralizados.
Eu acredito que com a popularização da web3 tendemos a caminhar para um aumento da descentralização sim, mas me sinto um pouco ingenuo em pensar que a informação (seja ela $ ou dados) passe a estar mais equitativa (aka: menos concentrado) só por estar em um sistema descentralizado.
Sinto que estamos vivendo uma transição do dindin saindo do do sistema tradicional e migrando para a web3, do latim, uma oportunidade única para acumular novos recursos que serão desejados pela maioria da futura humanidade (BTC)...mas que no fim das contas teremos sempre acumulacao de riqueza, uma vez que a historia se mostra bem eficiente em mostrar que a ganancia humana faz no quesito acumulo de poder.
EX sobre dados pessoais: Ano de 2035, WEB 3 estalando e com alta adesao, ter uma crypto wallet é tao normal quanto uma conta no gmail.
Teremos mais consciencia de que nossa atividade online é de nossa propriedade. Mas no fim das contas vamos vender tudo isso por migalhas para grandes corporações, (Facebook / Google / Amazon/ Open AI), ou seja, nossa atençao seguirá sendo o produto, porém teremos um pouco mais de escolha sobre o que faremos com nossa info pessoal, mas no fim do dia o status quo grita aquela frase das filosofas "As Meninas - Xibom Bombom":
O de cima sobe e o de baixo desce.https://www.youtube.com/watch?v=ZG_Im-DiUN8Bom xi bom xi bombombom pra vocês.
@Paredao , nao te conheço, nao sei se é verdade, nao sou profissional da área, nunca senti isso...mas tenho uma cacetada de familiares e amigos passando por coisas parecidas e o que vejo que ajuda a estes humanos sao essas coisinhas:
*autoconhecimento: seja atraves de um terapeuta ou qualquer atividade terapeutica rotineira
*ajustar bem a medicacao: encontrar um psiquiatra de confianca e ter um dialogo aberto para ajustar as droguinhas do nosso corpo
*sol: sem mais
*atividade fisica te dá energia: eh moh merda quebrar a inercia, mas sempre acabo ouvindo que fazer esporte te dá energia...ou seja, nao é pra esperar ter energia pra fazer esporte e sim o contrario, fazer esporte para ter energia...
*buscar relacoes sociais saudaveis: rolam aqueles estudos que mostram que o fator que mais ajuda em ter uma vida feliz é basicamente ter: meaningful social connections, a merda é que ninguem ensina a como fazer isso e em momentos mais deprês a nossa capacidade de fazer isso vai pro caraio.
Enfim, chega de pitacos.
Hasta pronto.