Alguns comentários tentando esclarecer conceitos importantes.
"O sistema Bitcoin
Faça uma revisão depois no seu TCC para ver se quando menciona "Bitcoin" a qual conceito você se refere.
Existem:
-
Sistema Bitcoin: é o conceito do "sistema peer-to-peer de dinheiro eletrônico" e abrange muitas partes e tecnologias envolvidas.
-
Protocolo Bitcoin: é o conjunto de regras que determinam o que é considerado válido no Sistema Bitcoin (o consenso) e os processos de mineração e validação de assinaturas aceitos.
-
Unidade (ou moeda) Bitcoin: é uma descrição de unidade de medida correspondente a 100.000.000 satoshis (satoshi é a unidade "contábil" do Sistema Bitcoin aceita pelo Protocolo Bitcoin).
-
Rede Bitcoin: conjunto de participantes do Sistema Bitcoin que segue o Protocolo Bitcoin e, de forma independente e consensuada, realiza o controle do registro de propriedade ou melhor, de controle, das unidades de Satoshi (Bitcoin).
-
Ledger (Blockchain) do Bitcoin: registro de
permissões de alteração do registro de unidades de Satoshi atribuídos a um
"endereço"Ao enviar bitcoins para uma chave pública (espécie de “número da conta”), apenas o detentor da chave privada (espécie de “senha”) relacionada a esta chave pública poderá receber o saldo."
Veja que acima eu coloquei "endereço". O endereço
não é a chave pública. Pode ser uma derivada dela.
O endereço é a descrição de quem tem permissão de alterar aquele registro no Ledger. Para um novo registro ser aceito no Ledger, é preciso provar a permissão de alterar um registro anterior.
Como você prova ter permissão de alterar um registro?
Gerando uma transação assinada onde o resultado dela atende aos requisitos de permissão de uma transação anterior.
Como esse endereço é criado?
No caso mais simples (Pay-to-PubKeyHash) a partir de uma chave privada, gera-se uma chave pública, e a partir da chave pública gera-se um endereço.
Outro caso (Pay-to-ScriptHash), várias chaves privadas ou regras específicas são utilizadas para se criar um script de autorização usado para gerar um endereço.
Então o mais correto seria afirmar:
Ao atribuir um conjunto de satoshis (bitcoins) a um endereço (espécie de número de conta + regras de acesso) apenas quem conseguir provar ter a permissão de acesso a esse endereço poderá criar uma transação referenciando as unidades atreladas a este endereço.
Por que não falei coisas como 'enviar bitcoins' ou 'receber o saldo'?
Tecnicamente, não se envia nem se recebe nada
Apenas se transfere permissão a um endereço de criar transações referenciado unidades.
Sendo mais chato ainda... toda transação "destrói" satoshis/bitcoins de um endereço e "cria" em outro.
É um trabalho difícil simplificar sem perder a definição correta. E sem a definição correta, perde-se a noção do potencial do bitcoin além de troca de valores entre duas pessoas.