tem como traduzir pros leigos e validar essa analise Jorge?
Não sei se tem muito conteúdo.
Ele quer testar a teoria de que as pessoas procuram ouro e bitcoin nas mesmas ocasiões, quando há ameaça de alguma crise econômica ou algo assim.
Então ele compara a a curva de preço do ouro com a do bitcoin. Só de olhar dá pra ver que as duas não poderiam ser mais diferentes, e a teoria não tem fundamento.
Mas ele não desiste, então em vez de olhar para o preço ele olha para a variação do preço - diferença de um dia para outro. Não sei se faz sentido.
Aí ele calcula correlação estatística entre as duas coisas e conclui que quando as pessoas gostam de ouro elas não gostam de bitcoins e vice-versa. Mas a correlçaão é muito fraca e não significativa.
Tenho umas críticas:
(1) Não está claro se, ao passar de preços para variações de preço, ele usou escala logarítmica (i.e. o preço subiu/desceu X por cento) ou diferenças absolutas (subiu/desceu X dólares). No segundo caso a resposta sera muito distorcida pois as diferenças antes de Abr/2013 seriam irrelevantes de tão minúsculas. Infelizmente, pelo segundo gráfico parece que ele calculou diferenças absolutas.
(2) Calcular correlação cegamente não é sensato, pode haver um único ponto com valor absurdo ("outlier") que mela tudo, Ele deveria procurar os pontos que mais contribuem para a correlação e decidir se são legítimos ou "outliers".
(3) De quaqluer maneira, os dados de Nov/2013 em diante vão dominar a correlação. E como nessa época o ouro estava meio parado, a conclusão, sem surpresas, foi que não há correlação.
(4) De qualquer maneira, até Abr/2013 pouquíssimas pessoas conheciam bitcoin e pensavam seriamente nele como investimento semelhante a ouro. Então não tem sentido procurar essa correlação antes de Abr/2013, ou mesmo antes de Nov/2013.
(5) As grandes subidas de preço em Abr/2013 e Nov/2013 foram claramente causadas pela abertura do mercado de bitcoin na China, e não porque as pessoas valorizaram bitcoin como investimento. Os Chineses tem usado bitcoin principalmente para especulação de curto prazo ("day trading"). As grandes variações no preçodo bitcoin desde essa época foram todas devidas a mudanças nas regras bancárias e comerciais da China em relação ao bitcoin, que não tem nada a ver com investimento de longo prazo. Logo qualquer correlaçao que houver será por acaso.
(6) Ele acha um "p" de 9.2% e conclui que tem 1 chance em 11 de obter esse valor porcoincidência, Na verdade é o contrário, p=9.2% significa que tem
Ou seja, ele não achou nenhum resulatdo significativo, e não me convenceu.
ATUALIZAÇÃO: Escrevi um comentário na página do artigo, apontando alguns desses problemas, mas ele foi apagado. Ó vida.