Quanto mais lenta a transação é, com mais força impulsiona o preço do BTC pra cima.
Ocorre que quando o tempo médio das transações aumenta causa no mercado uma escassez momentânea de suprimento.
Em outras palavras, durante a transação ficam um monte de BTC's fora do mercado, impossibilitados de serem negociados. Isso faz com que, em uma demanda forte os preços subam muito mais do que deveriam por não haver oferta.
Foi isso que ocorreu no último Bullrun, onde a demanda que já estava forte não encontrou suprimentos disponíveis, pois estavam todos presos nas transações devido ao congestionamento da rede, os que ficaram disponíveis para venda pediam preços cada vez mais altos.
Se o tempo médio de transações aumenta junto com a demanda, a formação de uma bolha é inevitável.
Uma das minhas suspeitas é que o aumento do tempo médio das transações, quando há demanda, marca o início de um Bullrun. (talvez essa seja a especulação sobre manipulação dos preços por parte de mineradores).
Ocorreu em Junho de 2012, Novembro de 2016, em alguns meses de 2017.
Porém em uma situação normal (fora da bolha) podemos raciocinar da seguinte forma:
Se uma transação o tempo médio é de digamos 10 minutos e temos uma média de 250.000 transações por dia, sendo em torno de 200.000 BTCs negociados. Podemos calcular que em média aproximadamente 1736 transações ocorrem ao mesmo tempo com uma média de 1388 Bitcoins nelas somadas.
Ou seja considerando como estes valores sendo de hoje (do site Blockchain), há uma escassez de 1388 Bitcoins no mercado no dia de hoje.
É como se entre saídas e entradas de transações, sempre se mantivesse uma parcela em andamento permanente, essa parcela fica fora de comercialização.
Então podemos esperar o seguinte:
Se o tempo médio de transações aumenta, a quantidade de BTC negociada aumenta e o preço está subindo (tem demanda) -> BULLRUN
Surpreendente essa informação! Porém, ao mesmo tempo, torna-se algo tautológico, pois, se de fato há mais demanda, independente de problemas da escalabilidade e consequentemente da demora nas transações, essa transações deveram ficar mais lentas, ou seja, embora seja uma fator que possa de algum modo potencializar uma bull run, não significa que foi a causa original.
Uma outra observação para esse possível impacto, vem apenas dos ofertantes que decidem comprar novamente em um curtíssimo espaço de tempo, onde parte das moeda estão no congestionamento, e portanto, pressionam o preço para cima, mas do lado de quem demandou, dificilmente, pelo simples fato dela ainda não ter chegado na sua carteira vai demandar mais moeda… Outro fator que reduz esse suposto impacto na bull run seria o ajuste do mercado, mediante a transação ficar mais lenta, e ter taxas mais caras, isso abre espaço para as moedas concorrentes...
Mas essa abordagem é importante, principalmente por colocar a figura do minerador como um agente de grande impacto para o mercado, que as vezes e esquecido ou subestimado.