100%!! Isso tira a vontade de comprar no exterior!!!
Considerando que os impostos acumulados em produtos nacionais chegam a 60%, o imposto de 100% nos importados são só 40% a mais
Na prática, dada a burocracia e aos impostos indiretos (encargos trabalhistas, impostos sobre folha de pagamento, contratações, materias primas, energia e insumos em geral), os 100% são só o suficiente pra tornar o produto brasileiro competitivo mesmo. Mas todo o sistema baseado na taxação do consumo e da produção é um grande desincentivo à inovação e ao empreendedorismo... (e então vem as grandes multinacionais e propõem "gerar milhares de empregos" em troca de isenção dos impostos, aí que mata mesmo qualquer vontade de inovação no brasil...)
Por outro lado, todo viajante tem direito a 500 dolares "duty free" em viagens internacionais (180 dolares se for por via terrestre, para evitar o contrabando vindo do paraguai). Quando alguém viaja pra fora sempre leva aquela lista de encomendas! Já estou me preparando para, quando sair de ferias no final do ano, trazer meia dúzia de block erupters (ou o que quer que estiver "na moda" quando chegar a hora da viagem). Mas sabe como é? a curiosidade é muito grande e queria um desses na mão "logo"