Um dos campos científicos mais populares que ganhou destaque desde o início dos anos 2000 são as ciências sociais. A recente explosão da computação social colocou em evidência muitos dados de pesquisa que podem ser usados para analisar como os seres humanos interagem e reagem às informações e aos vieses nesse processo.
A Internet desempenhou um papel enorme ao disponibilizar demasiada informação a todos e influenciou a forma como os humanos reagem a essa informação. Infelizmente, a mente humana é um desastre de segurança de informação e pode ser facilmente manipulada e desinformada para interesses personalizados, e tais casos são evidentes ao longo das duas últimas décadas. Atualmente, pode ser difícil apreciar isso sem qualquer contexto. Para obter uma análise comparativa do mesmo, temos que voltar alguns anos antes do crescimento mainstream da Internet, por volta dos anos 80. O mundo era diferente naquela época, e muitos "profissionais" abusavam da falta de informação com a qual seus clientes tinham que conviver. A era da Internet 2.0 viu a explosão de informações.
E agora, o próximo capítulo da história da Internet, a tecnologia blockchain. Embora a tecnologia blockchain ainda não tenha nenhum produto pronto para o uso, a tecnologia é promissora não apenas para fintech, mas também para outros campos, especificamente a distribuição de conteúdo, basicamente a web. De plataformas de mídia social descentralizadas a plataformas de conteúdo P2P, a maneira como interagimos com o conteúdo on-line nunca mais será a mesma.
Leia o artigo completo em inglês na Steemit.