Kryptoin lança o primeiro ETF criptoO primeiro ETF cripto em blockchain a ser listado em exchanges digitais pela Kryptoin ETF Systems está a caminho, tendo lançado o seu Blockchain 10 Index em novembro do ano passado.
O CEO da Kryptoin, Donnie Kim, explica que a Kryptoin Cryptocurrency Blockchain ETF é uma plataforma com patente pendente sobre a qual tokens em ETF podem ser criados para rastrear e encapsular índices formulados para representar os mercados de moeda digital em evolução.
“Começamos identificando duas grandes megatendências”, explica Kim. “Nós desenvolvíamos aplicações de fintech há quatro anos e vimos uma grande tendência no uso de ETFs. Os ativos que estavam entrando neles foram aumentando por 18 anos seguidos e, em seguida, vimos outra megatendência, com o aumento da capitalização de mercado do bitcoin. Quando começamos, não sabíamos que iria decolar até este ponto, mas percebemos que as pessoas precisariam acessar o mercado cripto na forma de ETFs.”
As tentativas existentes e, até agora, malsucedidas de criar bitcoin em ETFs são rejeitadas, segundo Kim, porque elas estão tentando comprar o valor do bitcoin através de bolsas de valores.
"Nosso ETF é totalmente diferente", diz ele. “Estamos criando unidades e índices de criptomoedas e oferecendo acesso a esses ETFs em exchanges digitais”.
Entre a equipe de oito pessoas da Kryptoin está um consultor especialista em ETF, Jason Toussaint, ex-CEO da SPDR GLD ETF, o maior ETF de Ouro do setor. Em novembro de 2017, o primeiro Blockchain 10 Index da criptografia da empresa foi composto pelas 10 principais moedas por capitalização de mercado e, desde então, a empresa observou que o potencial do ETF imita de perto a capitalização de mercado da criptomoeda.
"Nós temos um aplicativo que permite a criação de exchange de câmbio e resgate do subjacente", diz Kim. Atualmente o bitcoin, ethereum, ripple e bitcoin cash dominam o índice. O caminho para o lançamento do ETF é através da ICO do token KRP, um processo que Kim está confiante de que será concluído em poucos meses. A Kryptoin está buscando US$ 50 milhões, principalmente para comprar ativos subjacentes (95%), enquanto o restante irá para marketing e operações e desenvolvimento e atualizações de sistema.
“Quando a ICO for concluída, ela será lançada nas principais exchanges digitais, assim como faz um ETF regular em uma bolsa de valores”, diz Kim. “Tem de haver um mecanismo para direcionar as moedas digitais das exchanges de câmbio para que haja uma maneira de integrar moedas fiduciárias no futuro.
Leia o artigo completo em inglês publicado no
ETF Express.