Obrigado gente!
A melhor forma de fazer arbitragem é SEM transferir nenhum fundo. Como funciona?
1- primeiro você escolhe um mercado, vamos supor BTC/BRL.
2- segundo, você escolhe em quais exchanges vai arbitrar. Vamos chamar de MB e FB as duas exchanges Wink
3- faça os depositos inciais em AMBAS as exchanges, da seguinte forma:
a) Metade dos fundos estarão em BRL, metade dos fundos estarão em BTC.
b) Metade dos fundos estarão na exchange MB e metade na exchange FB.
Suponto que vá negociar com 1BTC, A tabela abaixo ilustra como ficarão seus fundos:
Code:
| MB | FB |
----+------+------+
BRL | 636 | 636 |
BTC | 0.25 | 0.25 |
----+------+------+
4- Sempre que a cotação em MB estiver maior que a cotação em FB, venda em MB e compre em FB.
5- Sempre que a cotação em FB estiver maior que a cotação em MB, venda em FB e compre em MB.
6- Sempre que um dos campos daquela tabelinha ali em cima zerar, faça a transferencia entre as exchanges daquele ativo (ex. Se BRL/MB zerar, deposite BRL em BB e saque BRL em FB).
Obrigado pelas dicas girino!
Pensei na transferência pois, pelo que acompanhei, em muitos casos tenho um ativo1 valendo, por exemplo $500 na exchangeA, enquanto na exchangeB vale, digamos, $550, compro na A, mando pra B... fecho minha posição no ativo1 e lá na B eu compro um ativo2 por $300, mando de volta pra A e vendo lá por $320... Dessa forma ganharia mais, porém ficaria sujeito a liquidez dos ativos em tempo habil para fazer a negociação com o melhor valor possivel... O método que descreveu me parece muito mais funcional.... =)
7- Regularmente apure quanto tem de cada um dos ativos. Em teoria, ambos os ativos devem crescer, ou pelo menos um deles deve crescer enquanto o outro se mantem. Se algum dos ativos estiver diminuindo é porque a arbitragem não está valendo.
A base mais preciosa de qualquer investimento! rs
8- (opcional) Retire os lucros de forma a manter o valor original intacto.
Minha idéia é justamente de retirar os lucros até recompor o valor original, depois disso, pretendo manter e reinvestir.. secar somente em alguns momentos para realizar os lucros... será má idéia?
3º Tempo de decisão, o importante não é o último trade e sim o book de ofertas, a diferença entre preço de compra e venda. Em exchanges mais "dinâmicas" que muitas pessoas usam bot o tempo que você terá que fazer a conta e decidir se é lucrativo e se a relação lucro x risco é válida é válida é muito pequena. Ou seja você terá que criar um bot para realizar esta ação, o bot terá que funcionar 24/7 para que realize a maior quantidade de arbitragens possíveis. Além é claro de outros requisitos como gerenciamento de risco, re-balanceamento dos valores, retiradas dos lucros (Exchange não é Wallet), alertas de erros e outras coisas.
Sobre os bots... realmente eu observei que diversas exchanges tem API's que permitem automatizar as ações, pensei inclusive em criar um, mas para isso preciso primeiro conhecer os fundamentos para conseguir criar um algoritimo que preste - e tbm não disponho de muito tempo livre no momento para isso......
Vou dar uma espiada no código desse link que me mandou BroKoin, vlw =)