Sempre pensei que os testes seriam feitos na Bitcoin de testes, que pra quem não sabe, é como uma segunda blockchain, uma outra moeda usada para testes por desenvolvedores.
Se cada empresa pegar um modelo e ligá-los ao mesmo tempo não acredito que causaria muito impacto, claro, exceto o Minirig da BFL.
sobre a
testnet dos desenvolvedores. é quase isso que vc disse. mas realmente nao creio que deva ser usada por asics ou qualquer outro equipamento mais potente, e isso foi um pedido dos proprios desenvolvedores pra nao extrapolar a dificuldade a ponto de atrapalhar os trabalhos. se voce amigo que estiver lendo isso nao estiver na newsletter dos desenvolvedores eu recomendo esquecer a testnet, a menos que vc seja um block freak e queira sentir a sensacao de minerar sem maiores dificuldades.
como voces sabem o software bitcoin é opensource, ou seja, qualquer um pode lançar, hoje, uma criptomoeda paralela, e caso nao altere o codigo fonte, esta terá regras equivalentes ao bitcoin oficial, mas com blockchain propria e independente. o nome dessa moeda fica limitado apenas pela imaginacao.
veja aqui uma lista de algumas moedas criptograficas existentes.sendo assim, poderíamos,
nessa nova rede, rodar um qualquer equipamento que faz o calculo SHA256(SHA256(Block_Header)), que é o
atual algoritmo do Bitcoin. e é isso que os frabricantes vao fazer, provavelmente cada um cria sua propria moeda sandbox afim de certificar que se seus equipamentos cumpram com o prometido e fazer o burn-in, que é o teste para ver se o equipamento sobrevive a essa dura maratona criptográfica.
observacao: se por algum motivo esse algoritmo precisar ser alterado, caso o sha256 algum dia seja considerado inseguro por exemplo, as asics de hoje(ainda vaporware) não servirao mais, já que as de hoje são
projetadas especificamente para realizar o cálculo do paragrafo acima.
agora a realidade:
todos os fabricantes de FPGA miners fizeram o burn-in na rede principal, além do preço de venda mineravam uns trocados a mais ao mesmo tempo que testavam suas maquinas a medida que, gradualmente, iam sendo confeccionadas. e isso não tirou ninguem da jogada.
porém, como as asics ficam prontas numa fornada só, ligadas ao mesmo tempo ainda na mao do fabricante( principalmente a BFL, que tem milhoes de dolares e muitos terahash em pre-order) causaria um colapso momentaneo que só iria ser resolvido até boa parte das maquinas chegar ate o destino final.
entao, como DarkHuydra disse, também nao acredito q vao ser ligadas ao mesmo tempo, mas nada impede de ligar algumas na mainnet enquanto finalizam a logistica de entrega, mesmo a de 1Thash