Na minha opinião o Brasil está longe de ter direito de tomar qualquer iniciativa sobre moedas virtuais. É até engraçado como o representante da receita federal só vai contra e com alguns dos piores argumentos possíveis.
https://www.youtube.com/watch?v=2GxaPkoHNv4
Eu acho que há uma falta de conhecimento muito grande por parte dos deputados e até mesmo por parte da Receita Federal, vi isso principalmente na afirmação do IÁGARO dizendo que a receita tinha inventando o blockchain antes do próprio Satoshi Nakamoto.
Os deputados desprezaram estudos feitos pela UE mostrando a raridade dos crimes envolvendo moedas digitais. Ficou claro para mim, eles ainda têm uma mente voltada para intromissão do Estado na vida do cidadão. Acreditam na capacidade de resolver todos os problemas do mundo com uma canetada regulamentadora. Espero ouvir nas próximas audiências os exemplos da Suíça, país berço de várias fintechs como a Ethereum Foundation, um Estado que incentiva a tecnologia em vez de podá-la aos prazeres de políticos, cuja as afirmações se baseiam apenas no conhecimento passado pela mídia.
Não me preocupo com o Bitcoin, porém é necessário se preocupar com todas as fintechs vivas e aquelas que ainda estão para nascer.
Achei louvável a atitude de um dos deputados de ter feito o download da carteira, pelo menos mostrou interesse em aprender antes de sair tentando regulamentar.
https://www.youtube.com/watch?v=sLr601yQnzQ