Oestudo teve uma conclusão que achei muito sensata. Ele destaca que sim, as negociações de Bitcoin são motivadas pela especulação, mas
que o Bitcoina pode oferecer benefícios significativos para países em desenvolvimento com moedas nacionais enfrentando processos de desvalorização e pode funcionar como uma reserva de valor em nações que enfrentam uma perda no poder de compra de suas moedas.
Ele trás uma perspectiva de ''valor'' que depende da referencia em questão.
Pra quem quiser ler:
https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/scpwps/ecb.wp2868~0c2ad2e6e7.en.pdf?d6c30bb110bfb610a1f23569a7bc920c
Então a conclusão é muito simples. Se o bitcoin pode funcionar como reserva de valor em localidades onde a moeda circulante perde poder de compra, então é reserva de valor mundial.
Então, sim e não.
Um ponto importante que acho que vale citar é que eles identificam esses beneficios para países emergentes e economias em desenvolvimento (EMDEs) porque nesses paises as opções de investimento são restringida por fatores institucionais, porque as criptomoedas mesmo voláteis são mais sólidas que as moedas difuciárias de alguns desses paises e que as criptomoedas são muito melhores para transações internacionais e muito mais baratas também. Mas o mesmo não é necessariamente verdade para paises com moeda melhores. Ou seja, não seria tão global. Seria uma moeda reserva de valor para paises ferrados.
É vários membros do BCE já deram varias indicações que o Bitcoin é algo positivo, mas sempre foram desconsiderados.
Talvez este esboço de proposta, seja o primeiro sinal que as coisas pode realmente ter uma perspectiva diferente.
Eu já li vários documentos de bancos centrais e vários pareceres de grandes economistas tradicionais sobre o Bitcoin e as criptomoedas. Mas esse artigo foi um dos que mais gostei, que achei mais sensatos e realmente apontam questões relevantes. A abordagem também é bem inovadora. Espero que realmente seja considerado mesmo