- Primeiro que não tem como obrigar nenhuma exchange à participar, o que deve complicar um pouco a arrecadação de valores para o fundo.
- Segundo, que provavelmente iria ter muito golpe de exchange "pilantra" falindo, e usuários fake querendo resgataresse fundo.
Tens toda a razão, são problemas bem reais.
Mas, na minha visão de como a coisa devia funcionar minimamente, quem não participar, também não tem direito a pedir um resgate ao fundo. E se eventualmente, o fundo estiver disponível para fazer o resgate, antes terá de fazer uma auditoria para verificar a viabilidade da ajuda ou não.
Por sua vez, ajuda nunca é sem contrapartidas. A primeira contrapartida, tem de ser a devolução do dinheiro ao fundo, pelo menos o valor que não era seu. E depois, poderia haver contrapartidas de restruturação, partilha de participação na empresa com as empresas do fundo, etc.
Dai ver com algumas reticencias se uma exchange conseguiria dar o golpe. Podia acontecer, mas seria muito baixa probabilidade.
Em relação haverem 2 ou 3 exchanges ao mesmo tempo a caírem, infelizmente não há mesmo muito a fazer. Mas, isso só acontece se as empresas deixarem ir até ao limite a sua má situação. Tem de existir uma mentalidade de solicitar ajuda logo quando o fogo começa, e não apenas quando a casa já está toda arder.