Bitcoin? A revolução virá da blockchain
ROLAND BERGER CONSULTANTS | 31 Janeiro 2016, 19:00
A bitcoin foi revolucionária, pelo seu conceito de moeda digital, independente de qualquer autoridade central, no entanto, uma verdadeira revolução poderá vir a ter origem na sua tecnologia base: blockchain.
Trata-se de um "sistema de contabilidade" aberto, público, semelhante a uma base de dados, cuja validação é feita pelos seus utilizadores, de forma local, e não por uma entidade central. Esta valência, de guardar e confirmar a validade de informação em tempo real e com um custo muito reduzido, poderá mudar a forma como a indústria de serviços financeiros funciona.
Serviços financeiros na linha da frente
Recentemente, foi constituído um consórcio (R3) - composto por 42 bancos, incluindo a Goldman Sachs, JP Morgan, Morgan Stanley, Credit Suisse, entre outros - para desenvolver os "standards" que deverão guiar a adopção da tecnologia blockchain (por enquanto, nenhum banco português aderiu a esta iniciativa). As grandes instituições financeiras, reconhecem o potencial desta tecnologia na transformação do modelo de negócio, nomeadamente:
• "Back-office" - potencial de alteração profunda na operativa de operações de "clearing" e "settlements", com elevado potencial de redução de custos e aumento de rapidez no processo;
• Transacção de títulos (bolsa de valores) - o NASDAQ, em parceria com a start-up Chain.com, desenvolveu a plataforma Linq para facilitar a emissão, a classificação e o registo de transferências de acções, esta plataforma utiliza tecnologia blockchain e está a permitir significativos ganhos de eficiência e rapidez no processo;
• "Smart Contracts" - possibilidade de gerir contratos complexos em "real time", um exemplo pode ser um acordo de recompra cuja avaliação e "margin calls" estão automatizadas, simplificando e reduzindo drasticamente os custos do processo. A tecnologia blockchain substituiria, assim, o papel dos "collateral managers", minimizando o envolvimento de cada parte (bancos).
Para a generalidade dos intervenientes na indústria, as possibilidades que esta nova tecnologia pode trazer são um pouco teóricas, no entanto, diversas start-ups estão já a trabalhar em soluções, bem como por grandes bancos. Hoje, o tempo que medeia a descoberta de uma nova tecnologia e a sua utilização generalizada é cada vez mais curto, sendo expectável que a breve prazo a generalidade das entidades financeiras opere soluções com base em tecnologia blockchain.
Leia mais em
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/bitcoin_a_revolucao_vira_da_blockchain.html