Normalmente eles vão verificar se a venda é por meios legais. Se tudo estiver bem, o artista terá de pagar os impostos sobre esse valor ganho.
Acredita, lavagem de dinheiro usando a arte, existe há muitos anos! E é um dos melhores modos de o fazer. Raramente uma obra desvaloriza abaixo do valor pago pela primeira vez. Por isso, é das melhores formas de lavar dinheiro, compra-venda de arte.
Pois é, isso q eu ia falar.
1- precisa pagar impostos, e no Brasil vc tem até o mês seguinte para fazê-lo. Ganho de capital é 15%, mas por trabalho é em torno de 10% se não me engano. Então se for pra sonegar adianta nada.
2 - pra mim arte contemporânea = lavagem de dinheiro. Agora entendi pra que servem os nft e pq alguém paga algo por eles.
Se o cara faz todo esse role do eth no mixer e no nft e não pagar o imposto e for pego no ano seguinte, acho fácil dar merda.
Imagina. Vc declara no imposto de renda que tem 200 mil reais de patrimônio em 2020 e nunca declarou nada de criptos. Sua profissão é analista de tic
Em 2021 vc declara 1,2 milhão de patrimônio . 1 milhão ganhou com nft, algo q nunca fez na vida. Não pagou imposto na hora devida.
Certamente já vai pra malha fina. Se por acaso acharem que você comprou um valor de eth ou btc que vendido em 2021 daria próximo de q milhão e c não pagou imposto vai pagar agora. A multa é até 60% do valor se não me engano.