Estou dando continuação aos posts no tópico sobre a
Lightning Network.
Como vocês já sabem, a Blockstream possui satélites para uso da blockchain. Estes satélites, no entanto, só podem ser acessados por meio de um Raspberry Pi.
Eu acreditava que o acesso fosse direto com o satélite, pois a idéia da Blockstream seria levar o bitcoin à locais que não possuem internet. Mas como o usuário wilwxk apontou, ainda é necessário comunicação com a estação. Isso meio que anula o uso do satélite, já que é justamente por termos estações precárias e ineficientes que não temos uma internet de qualidade, seja à rádio ou por meio de cabeamento. Enquanto nos EUA já se fala em 5G, na maior parte do Brasil não temos nem mesmo 4G.
Alguém sabe se seria possível ter comunicação direta com satélites algum dia, sem a dependência de estações?
Quão avançada estaria a tecnologia, no tocante aos satélites?
Eu acredito que satélites serão uma solução para a falta de internet no terceiro mundo. Eu moro em São Paulo e a internet cai de tempos em tempos, geralmente quando chove, e ela é cabeada (da live tim). Seria muito mais prático se eu pudesse me conectar direto com um satélite.
A Blockstream, no entanto, só fornece estes satélites para uso da LN. Mas aí fica a pergunta: de que adianta ter acesso à blockchain, mas não ter acesso aos sites de compra, onde você gastaria seus bitcoins? Se faz necessário ter um acesso qualificado à internet, por meio de satélites, e sem dependência de estações terrestres. O ecosistema dependeria deste acesso. Eu também poderia querer rodar uma blockchain para outros tipos de dados, por exemplo, uma enciclopedia, ou um jogo, pois qualquer coisa pode ser armazenada numa blockchain e distribuída em formato P2P. Uma conexão via satélite seria muito útil, neste caso.