Como a maioria das pessoas daqui, eu conheço o bitcoin desde sempre mas nunca investi e só comecei agora, e, lendo um artigo aqui e outro ali, todo mundo diz a mesma coisa, SEGURANÇA MÁXIMA.
Para os experientes e antigos nessa área: Realmente precisa ter tanto cuidado assim? Quando eu falei para um conhecido que eu criei uma Paper Wallet ele ja veio me perguntando:
- Usou linux? usou offline? usou tudo?? usou cold pendrive sei la das quantas?
Parecia que eu estava tentando hackear a nasa
Uma verificação de duas etapas por exemplo não basta?
Olá @GooddyLife, primeiro explicando o que é Paper Wallet...
Você gera um endereço público e chave privada em um papel (literalmente, desses que você pega na mão) e manter longe de qualquer meio digital até sua utilização, apenas faça cópias dele como "backup" e guarde em lugares diferentes (e seguros).
Agora explicando os termos do seu amigo...
-> Usou linux: É mais seguro que windows quanto a virus, mais confiável portanto
-> Usou offline: Se você gerar a wallet sem estar conectado à internet, é impossível que um virus envie ela para o hacker
-> Usou cold pendrive: Você instala um linux no pendrive e dá boot por ele, gera a carteira e depois reinicia, assim qualquer vestígio digital some completamente pois a informação não vai pro HD, fica só na memória.
Voltando ao assunto da "verificação de duas etapas" eu não sei onde isso se aplica para esse caso, pode nos descrever como você gerou essa Paper Wallet?
Pessoal em primeiro lugar, premissa básica de SI, não existe segurança 100%! Dito isso, informo que, conseguimos é minimizar os riscos, adicionando camadas de proteção aos ativos.
Em relação ao Linux, a segurança depende mais do hardening da plataforma do que da plataforma em si, já peguei srvs linux mais furados que queijo suiço e win altamente confiáveis e seguros.
Meus parabéns pela didática alegotardo!!!