Não sei como é a legislaçào em portugal, mas no Brasil voce precisa declarar a posse do BTC/ETH.
Eu quando falei em investimento "oculto" é no sentido de que não se vê, porque se gasta em eletricidade. No caso de se ter apenas BTC por via da mineração.
Por exemplo, neste momento se olhar para as minhas compras entre compras e vendas, o BTC que tenho é quase 100% proveniente da mineração.
Em Portugal, felizmente ainda não é preciso declarar. Apenas quem tem negócios que recebe em BTC, deve declarar esse recebimento. Ou seja, passar fatura do trabalho/venda realizado. As coisas devem mudar este ano ou no próximo. Mas ainda não se sabe de nada.
Apenas havia um partido que andava a querer acelerar esse processo, mas ele agora terá pouca influencia no governo, por isso não sabemos como as coisas irão correr.
Neste momento se eu precisa-se de converter uma grande quantidade de crypto em fiat (primeiro era preciso ter... ), acho que a melhor forma era passar uma fatura e declarar como rendimento de trabalho. Iria logicamente depois pagar um imposto sobre esse rendimento, mas era o mais seguro.
Qualquer das formas não penso em fazer esses tipo de conversões. Preferia ir gastando nas coisas do dia a dia, tipo almoço/jantar, um cinema e afins, para não gerar grandes movimentos e não ter grandes problemas.