Desculpe não tinha visto seu post.
Sua dúvida é a mesma que o Steve Forbes (dono da Forbes) publicou em um artigo ontem. http://www.forbes.com/sites/steveforbes/2013/04/16/bitcoin-whatever-it-is-its-not-money/
O argumento dele é que a flutuação da moeda impede seu uso comercial.
O que tenho a dizer? Neste aspecto ele, assim como voce, têm razão.
Ainda não temos uma cadeia produtiva toda em cima de bitcoin para poder usar a moeda independente das flutuacoes do preço. As pessoas ainda precisam voltar pro dinheiro de papel para conseguir pagar suas contas.
Mas eu acredito que isso vai continuar assim por enquanto. Infelizmente. Nessas ultimas 24h(18/04) a moeda ta estável mas e amanhã?
Um comerciante deveria: Converter a moeda na hora para 'dinheiro' usando algo tipo bitpay ou, confiar na deflação do bitcoin, tabelar o preço em BTC independente das oscilações do 'mercado' à curto prazo e mantê-la, mas como eu ja trabalhei em comercio sei que dinheiro parado não é uma boa, é melhor comprar / vender o mais rápido que vc puder.
Esperança?
Quando o valor de cada BTC atingir patamares maiores como 1000USD/BTC a flutuação vai diminuir bastante também e sera possivel negociar mais facilmente em comercios, ela será mais aceita como moeda mesmo. Mas haja market cap ;-)
O valor do bitcoin é volátil quando comparado com seu valor em moeda fiduciária porque governos são imprevisíveis. Isto só significa que se o seu fornecedor não aceita bitcoin basta mudar para outro fornecedor que aceite, assim você evita qualquer tipo de conversão incorrer em volatilidade.
Em outras palavras, quando todos negociam dentro do sistema e pararem de atrelar o valor do bitcoin ao preço em dolar, volatilidade deixa de ser problema.