No estado atual, com esse limite de tamanho de bloco, com a recompensa da mineração caindo pela metade (acabamos de ter outro halving...!), como paga a segurança da rede?
Mas a segurança da rede não vem das taxas altas? Se a mineração não for tão cooperativa como é, não precisas de taxas altas para sustentar a rede. Começamos a entrar num caminho, em que as cooperativas de mineração passam a ser a nova versão das taxas dos bancos. Além disso, temos duas pools que sozinhas controlam 50% do hash da rede, isso não trás assim tanta segurança (não esquecendo do famoso perigo dos 51%). Se a mineração continuar a ficar concentrada em grandes cooperativas/empresas, passam a ser possível um eventual controlo da mesma.
É verdade que as pools são compostas por vários mineradores, mas as pools tem o objetivo de trazer a melhor para que os seus clientes tenham os melhores lucros. Além disso, a maior pool é privada, desconhecendo-se por isso quantos mineradores individuais realmente tem.
Atenção, eu com isto não quero dizer que vejo o perigo dos 51% a porta, ou estou contra as pools ou mineradores. Nada disso. Apenas quero destacar, que as coisas como estão não tornam por si a rede mais segura. A segurança veem da distribuição do hash por o maior numero de indivíduos possível, e neste momento o que vemos é uma concentração.
Alem disso, o valor do Bitcoin sobe mais que o custo da energia, então uma coisa devia compensar a outra. O problema é a ganancia e quer-se ganhar cada vez mais, dia apos dia, então não se para de comprar ASIC aumentado significativamente o custo, acabando por demorar mais tempo a recuperar o investimento.