Discussão antiga, mas que parece sempre ter novos capítulos....
Antes de qualquer especulação, já deixo claro que até onde li, nenhuma tecnologia atualmente existente é capaz de quebrar o algoritmo ECDSA do Bitcoin em seu hash de 256 bits. Porém a ameaça da computação quântica é algo real e sabemos que a pergunta não é "se" ela virá mas sim "quando", a ponto de alguns especialistas já afirmarem que seria totalmente possível assumir o controle da rede Bitcoin caso tivessem a computação quântica necessária.
Bom, sem romantizar nada e dito apenas a verdade, agora a novidade (pelo menos pra mim) de acordo como o que acabei de ler
nessa matéria.
Ela deixa bem claro que obviamente não podemos "esperar" que a ameaça bata à porta, pois no cenário atual seria preciso nada menos do que dez meses para atualizar o protocolo atual e evitar que computadores quânticos quebrem a criptografia do Bitcoin. Algo que poderia ser reduzido para menos de três meses se toda a rede fosse desligada
Obviamente é algo impensável e impossível de ser feito, porém algo necessário caso o inimigo chegue antes da atualização.
Então... a proposta deles é que seja somado esforços já agora para melhorar essa criptografia, entrar em um consenso e alocar ao menos 25% dos servidores para atualizar o protocolo. Obviamente isso reduziria muito o lucro dos mineradores e também seria um problema com um custo estimado em US$ 912 milhões.
Enfim... eu não sou minerador, então como não vai mexer diretamente no meu bolso
, eu apoio essa última opção.
Mas e vocês, o que pensam sobre isso?
Está na hora de começar à se preocupar com isso ou dá pra empurrar o "problema" mais pra frente?