Ainda que seja um sonho distante, eu imagino um mundo com diversos satelites independentes, tornando a internet verdadeiramente incensurável. E o BTC combina totalmente com esse sonho.
Isso é um sonho quase impossível de se realizar.
Colocar um satélite no ar é extremamente caro. Mas esse nem é o problema, o problema é que seja lá colocado sem ter nenhum objetivo de ganhar dinheiro.
Por outro lado o que entende por independente? Livre do Estado?
Existe centenas (para não dizer milhares) satélites independentes - empresas privadas. Mas todos eles tem um objetivo, gerar dinheiro para a empresa.
Qualquer pessoa pode montar uma rede de comunicações. Mas será ela uma internet? No mínimo será uma rede
intranet.
Para essa rede se transformar numa internet independente, a pessoa tinha de criar uma forma de qualquer pessoa do mundo, não importa o local onde esteja, tenha acesso a ela.
Como é que se consegue isso? Usando redes de cabos/antenas/satélites.
Mesmo que todos esses elementos fossem de particulares, eles tinha um elevado custo de manutenção, principalmente a medida que a utilização fosse aumentado.
Quem é que estaria disposto a gastar milhares de dólares todos os meses a manter uma rede, sem obter qualquer retorno financeiro?
O mais perto que termos disso, serão empresas que não são de telecomunicações, a começarem a fornecer acesso a Internet, como a Tesla ou a Google. Mesmo assim, elas irão sempre fazer isso com objetivos económicos.
Vocês sabem por exemplo, quanto custa um circuito dedicado? Normalmente as grandes empresas, usam isso de forma a poderem ter comunicações mais seguras, exclusivas, e mais fiáveis - como empresas de hosting, por exemplo.
Num plano mais barato/básico, normalmente custa mais de 2000$/mês, alugar um circuito a uma empresa de telecomunicações.
Acham que para a maioria das empresas, compensaria enviar um satélite para ter o mesmo serviço? Não! Ficaria 1000x mais caro.
Por isso, a Internet dificilmente vai ser "descentralizada", pode vir a existir cada vez mais empresas a fornecer o serviço - foram das empresas tradicionais de comunicações. Mas acabara sempre por haver uma centralização, junto das empresas com mais poder económico.