O presidente do Banco Central Europeu declarou publicamente que os bancos europeus podiam ocupar posições em bitcoin após desenvolvimentos como as listas de contratos de futuros da Bitcoin pelas trocas americanas.
Ao entregar a declaração de abertura e as observações finais em uma reunião do Parlamento Europeu nesta semana, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, analisou o tema das criptografia referentes às suas discussões por outros oradores durante a reunião. O chefe do BCE revelou que a autoridade não observou nenhuma tendência atual dos bancos europeus que possuem criptografia. Mais especificamente, as instituições financeiras da União Européia "estão mostrando um apetite limitado por moedas digitais como o Bitcoin", afirmou, acrescentando que este é o caso atualmente, apesar do grande interesse público e do apetite por criptografia.
Essa tendência poderia mudar com o advento das criptografia que permeiam as principais finanças, admitiu o banqueiro central.
Draghi declarou:
"No entanto, os desenvolvimentos recentes, como a listagem dos contratos de futuros da Bitcoin pelas trocas americanas, também podem levar os bancos europeus a ocupar posições na Bitcoin e, portanto, certamente veremos isso".
É uma declaração notável da Draghi, apesar de acompanhar a observação ao considerar "não regulamentado" Bitcoin e cryptocurrencies como "ativos muito arriscados", onde os bancos devem considerar os riscos de forma proativa se eles decidirem incluir cryptocurrencies dentro de sua carteira. Ao desprezo de muitos bancos de Wall Street, a maior troca de derivativos do mundo - o CME Group, listou contratos de futuros de bitcoin em meados de dezembro, após o CBOE cruzado, liderou o caminho com sua própria listagem uma semana antes.
O chefe da banca central da UE também sugeriu uma próxima supervisão uniforme através de um "Mecanismo de Supervisão Única" para supervisionar os riscos dos ativos digitais para instituições supervisionadas ou bancos.
Draghi afirmou anteriormente que o BCE não tem autoridade para regular o bitcoin, mas suas observações sugerem nesta semana uma abordagem mais supervisora - não reguladora - de bitcoína e criptografia, adotada ou permitida entre os bancos da UE e, possivelmente, as nações. Um pouco contraditório, Draghi também sugeriu - mais tarde, no mês de outubro de 2016 - que as criptografia não tinham amadurecido o BCE para considerar a regulamentação.
Em novembro, Draghi acrescentou que o bitcoin e o impacto mais amplo do setor de criptografia eram " bastante limitados " e não representavam riscos para os bancos centrais enquanto criptografia descentralizada que rejeitam fundamentalmente o controle da oferta monetária através de algumas instituições.
Fonte:
https://www.ccn.com/european-banks-soon-hold-bitcoin-admits-ecb-president/