sabem a diferença entre cash e "commercial paper"?
Commercial paper é basicamente uma debenture. É um tipo de
corporate bonds de curto prazo. Corporate Bonds são debentures/CRA/CRI aqui no Brasil.
É um título de dívida privada, uma renda fixa privada. Exatamente igual ao tesouro direto (no caso o TD SELIC), que é uma dívida pública. Seria o
cash equivalent aí, devido a sua boa liquidez.
Apenas 3.87% em cash e eles tem 1.64% em BTC...
1 USDT = 1 dolar na conta, no maximo uma savings account, mas mesmo os títulos públicosque eles tem, mesmo sendo uma parte pequena novamente, tem uma garantia que não perderão valor?
Imagina se eles vão ter 5 bilhões de USD na poupança (savings account). Claro que não...
Como eu falei aqui já algumas vezes, o USDT é na prática um título de dívida privada, exatamente igual uma debenture, só que sem nenhuma regulação ou segurança para o investidor, além de ter rendimento negativo.
Voce esta emprestando 1 USD para a empresa TETHER(bitifinex) financiar suas atividades, a uma taxa de juros 0% (e taxa de juros real negativa -4,5% ao ano, descontando a inflação). Ou seja, o pior negócio do mundo para você e o melhro para eles. Eles conseguiram captar 5 bilhões assim, realmente incrível...
Daí a Tether pega esses 5 bilhões que nós demos para eles, e eles (obviamente) deixam rendendo em renda fixa de curto prazo, que contam com uma liquidez razoavel (menos de 1 ano, os 270 dias). Devem ser ativos de baixo risco, que rendem uns 2 a 6% ao ano.
A alocação está bastante coerente na minha opinião. não faz sentido deixar parado na savings account.
Mas quero lembrar aqui que reserva não é garantia de pagamento. Se a tether falir, esse fundo aí pode ser usado para:
- Pagar dívidas da empresa (debentures por exemplo, emitidas com aval legal)
- Pagar multas
- Pagar direitos trabalhistas
- Pagar impostos
- PAgar qualquer outra coisa que eles devam.
O último a ver esse dinheiro será o pequeno investidor que tem USDT na carteira. O pequeno investidor que não reside no país onde a Tether está sediada então é o cocô do cavalo do bandido.