Author

Topic: Câmara dos deputados cria comissão para regulamentar o Bitcoin no Brasil (Read 1528 times)

hero member
Activity: 581
Merit: 507
To the moon!
Se colocar o Tiririca como relator, eu levo fé.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Tem razão, tem razão.. Pensei em sonegação e não em lavagem, errei..

Porém, como simular vendas? Não tem como ignorar o orderbook das exchanges.

A não ser que manipule alguma altcoin com baixo volume que ai caimos numa exchange gringa onde as leis daqui não vão se aplicar ou se fizer compra/venda na Localbitcoins.
full member
Activity: 196
Merit: 112
Não confunda lavar o $ com sumir com ele.

O conceito de lavagem de dinheiro é dar substância de legalidade à origem de recursos que foram adquiridos ilegalmente. Exemplo: o corrupto tem 50.000 de propina nas cuecas, aí ele vai na loja de crepe da esquina (que vive vazia pois o negócio deles é lavar dinheiro). Dá 50 pila pro cara que devolve pra ele 40 pila (retém 10 de comissão) a título de serviço prestado. Pronto, o corrupto tem 40 pilas "limpas", a origem das 40 pilas é o serviço prestado.

O dono da creperia tem que também fazer alguma coisa com as 10 pilas, né? O que ele faz? Emite notas de vendas inexistentes, afinal de contas, crepe comido é crepe sumido Cheesy (ou seja, como provar que os crepes não foram vendidos?). Porque você acha que um monte desses ônibus imundos, barulhentos e fudidos no RJ, SP, MG, etc, rodando por aí vazios? Pura lavagem de $, gira as roletas pra fingir que pegou mais passageiros que o real.

Então, o cara que quer lavar dinheiro usando bitcoin não quer o anonimato [p2p], ele quer sim simular trade com elas e botar o nome dele. Tipo, comprar dele mesmo, de uma conta anônima dele pra outra com o nome dele, comprar barato, vender e ter o lucro. Fica com uma parte legalizada e a outra menor na conta anônima, que é dele mesmo. Ele pode fazer isso várias vezes e ir lavando as contas anônimas. A ideia é o dinheiro vir como algum ganho legalmente permitido, o cara até mesmo paga IR.

Superfaturamento é outra forma de lavar dinheiro. Venda algo superfaturado, por exemplo, pregos pra obra do metrô no RJ a 2 reais cada, e o bolo de $ que você tem na sua conta fica, em tese, justificado. É uma forma mais idiota e mais cara de pau, por isso é adotada no Brasil Cheesy. Agora, o cara que quer lavar $$$ com bitcoin pode fazer isso, simular uma venda bem cara de bitcoins.

Ou ainda, simular compras baratas de uma carteira anônima e vendas não tando acima do preço de mercado pra outra carteira anônima, a diferença como lucro da operação simulada dá ar de legalidade ao dinheiro na carteira. Faz isso várias vezes entre carteiras que ele mesmo gera e controla e pronto.

Lavar o dinheiro vai na contramão da evasão fiscal, que seria o uso p2p.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Não entendi o que vai mudar.

As exchanges SÓ transferem para contas de bancos, logo, o governo já consegue ver sua movimentação, ou seja, ele já come a sua parte.

As exchanges também, já pagam seus impostos.

Quem lava dinheiro é quem faz P2P, e com tais mudanças, o governo não vai atingir essas pessoas. E caso taxarem a movimentação nas exchanges(saques/retiradas), só vai fortalecer o mercado P2P informal.

Governo dando tiro no pé.

Bando de ladrão.

Ai condenam o Maluf por míseros 7 anos e ainda não se sabe se ele vai pra cadeia ou não por conta da idade.

Tem que bater palmas pro Brasil.
full member
Activity: 196
Merit: 112
Acho que se começarem a colocar, no mundo todo, muita burocracia e também requisição de registro de nacional para operar e, o principal, sacar, eles vão sufocar o mercado. E não acho que seja tão improvável, pois existe um lobby ENORME de bancos e operadoras de cartão de crédito pra sufocar o trade livre de cryptocurrency, pois eles claramente perdem muito sem os spreads, taxas escrotas que cobram e, principalmente, sem a possibilidade de multiplicador bancário (ie.: inflar o mercado com volume de moeda muitas vezes maior que o disponível em forma de crédito e reabsorção disso em forma de endividamento - bloqueado no caso de Bitcoin ou Litecoin).

Pense na inutilidade, em particular, dos cartões de crédito com cryptocurrency rápida de operar e sem taxas. Bancos ainda podem sobreviver como fiel depositários de cryptocurrency, mas as cias de cartões vão perder o spread em todas as operações de mercado, desde a padaria da esquina até todo o comércio de internet, passagens aéreas, uber, etc. É um mega império ruindo. A não ser, claro, que eles entrem nessa fazendo uma terceira camada na transação/escrituração, o que é provável.

Se isso acontecer, apostaria que vamos presenciar um monte de mercado de bitcoins sendo vendidos a preços exorbitantes e sendo concentrados nas mãos de bancos e afins, exatamente como ocorreu com o boom das ponto.com. Isso se eles não forem esmagados com o marketing, economia de escala (taxas menores) e abrangência de uma Visa ou Mastercard da vida. Pense na Visa oferecendo a mesma coisa que um mercado bitcoin, mas com mais segurança na transação, mais rapidez, garantia de indenização e taxas MUITO menores (pelos menos a princípio, de forma a quebrar os outros mercados e formar o monopólio).

De toda forma, se for pra manter o mesmo sistema, as atuais cryptocurrencies perdem o sentido. Com certeza é muito mais prático continuar no mesmo sistema se for pra arcar com as mesmas taxas. Mas isso não significa que o preço delas vai cair, pode até mesmo aumentar.
jr. member
Activity: 77
Merit: 1
Olá a todos.

    Provavelmente o Banco central vai começar a monitorar as exchanges nacionais com o intuito de evitar lavagem como muitos falaram acima, e inventar algum imposto para o usuário (exigir documento dos usuários para cruzar dados com a receita). Os serviços de cartão de débito podem sofrer alterações na minha opinião. Agora nada pode fazer o governo em relação as exchanges fora do Brasil. O governo pode interferir na hora da moeda virtual sair para o mudo real, ou seja, nas pontas.  Que taxa mesmo, levantando a bandeira da segurança e proteção ao consumidor.


Vamos vê se sair algo de bom disso (duvido):

PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 30/5/2017   - C O N F I R M A D A

Instalação da Comissão e Eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes.

LOCAL: A Definir
HORÁRIO: 14h30min

full member
Activity: 196
Merit: 112
(...)
Não sei como alguém pode apoiar esse tipo de regulamentação
(...)

Os principais interessados nesse tipo de regulamentação são as pessoas que trabalham com lavagem de dinheiro. Elas passam a tr um caminho "certo" para transformar dinheiro "sujo" em dinheiro "limpo" usando os bitcoins: basta seguir a regulamentação, pagar os impostos em cima do "lucro" e pronto.

Exato. O importante é a comprovação da origem dos recursos. Ninguém pode ser obrigado a mostrar sua pvt key e como é possível gerar uma public key pra cada transação, poderia-se simplesmente transacionar pra mesma carteira colocando algum laranja como proprietário das outras public keys.

O que esses bostas provavelmente vão fazer é desestimular o trade sem envolvimento com lavagem de dinheiro no país. Ao mesmo tempo, pode ocorrer um influxo colossal de capital pra ''lavagem'' de todas as partes do planeta.
full member
Activity: 196
Merit: 112
Brasil sendo Brasil. Ou seja, os deputados não entendem nem do que estão falando e já querem regular ...


Muito provavelmente vão querer tributar a realização de BTC em real via regulamentação das bolsas. Tem uma grande chance de nenhuma medida ser efetiva contra o anonimato em si, pois basta transferir o saldo pra uma ou mais carteiras em cold storage. O grande perigo é regulamentarem as bolsas de BTC e colocarem que só é possível fazer trade nelas com identificação, o que já está ocorrendo em algumas delas. Então, só seria possível realizar o lucro sem tributação e anonimamente fora de uma bolsa, o que é um perigo do kct, ou em algum "paraíso fiscal".
full member
Activity: 137
Merit: 100
Brasil sendo Brasil. Ou seja, os deputados não entendem nem do que estão falando e já querem regular ...
full member
Activity: 896
Merit: 221
Esse movimento regulatório está vindo para proibir /restringir e não legalizar. Tem que tomar cuidado com esse deputado Áureo do Solidariedade que está mal intencionado, tem até vídeo no Youtube dele dizendo que é a favor da proibição.

Aqui expresso minha humilde opinião sobre esse assunto:

https://blog.wendelrocha.eng.br/10-economia/95-movimento-regulatorio-do-bitcoin-no-brasil-e-uma-ameaca-ao-seu-uso

Observem a índole desse deputado ...
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/quadrilha-que-vendia-gas-ilegal-seria-ligada-deputado-diz-policia-do-rio.html



member
Activity: 107
Merit: 10
Brasil é foda mesmo, ja não basta tudo que esses deputados roubam agora eles querem cobrar impostos até do bitcoin??
acredito que seja dificil de isso ocorrer
newbie
Activity: 42
Merit: 0
Esse movimento regulatório está vindo para proibir /restringir e não legalizar. Tem que tomar cuidado com esse deputado Áureo do Solidariedade que está mal intencionado, tem até vídeo no Youtube dele dizendo que é a favor da proibição.

Aqui expresso minha humilde opinião sobre esse assunto:

https://blog.wendelrocha.eng.br/10-economia/95-movimento-regulatorio-do-bitcoin-no-brasil-e-uma-ameaca-ao-seu-uso
sr. member
Activity: 429
Merit: 259
hero member
Activity: 1316
Merit: 407
🌀 Cosmic Casino
Matéria fala um monte de coisa, mas não diz exatamente que tipo de regulação será proposta, ou que pode ser no futuro.
Alguma chance do Bitcoin ser equiparado a dinheiro e/ou ter a mesma proteção de outros ativos financeiros?

O projeto de lei em questão é esse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/preview-496935.html?timestamp=1443204141838

Basicamente, ele coloca moedas virtuais na jurisdição do Bacen e passa a exigir as compliances de lavagem de dinheiro pra quem opera em moedas virtuais (ou seja, as exchanges vão passar a mandar seus documentos e sua movimentação pra receita).

Entao isso mexe mais com quem está nas "empresas"?
legendary
Activity: 968
Merit: 1001
O que eu acho sobre regulamentar o bitcoin no Brasil? Isso já é o esperado. A gangue de Brasília é muito pior que o PCC, Comando Vermelho.

Então esse é o momento. É a oportunidade na crise. A classe política brasileira como solução para acabar com a fome do povo brasileiro.
São 5.886.123.522 o número de deputados, senadores e vereadores no Brasil. É só passar o facão nesses miseráveis e distribuir a carne deles para a população. Esse é o verdadeiro FOME ZERO.

Exemplo: Substitua a palavra PCC por "jornalista brasileiro, PT 13, PSOL, PCdoB, PMDB, PSDB, PSB 40, REDE 18, CNBB, MST, UNE, sindicatos, PDT 12, PPS 23, PTdoB, PPL, PV Partido Verde"



Churrasco de jornalista brasileiro, PT 13, PSOL, PCdoB, PMDB, PSDB, PSB 40, REDE 18, CNBB, MST, UNE, sindicatos, PDT 12, PPS 23, PTdoB, PPL, PV Partido Verde
https://youtu.be/BGtTLBBmBMM




legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
(...)
Não sei como alguém pode apoiar esse tipo de regulamentação
(...)

Os principais interessados nesse tipo de regulamentação são as pessoas que trabalham com lavagem de dinheiro. Elas passam a tr um caminho "certo" para transformar dinheiro "sujo" em dinheiro "limpo" usando os bitcoins: basta seguir a regulamentação, pagar os impostos em cima do "lucro" e pronto.
sr. member
Activity: 644
Merit: 250
O mais engraçado é que os keynesianos insistem em dizer que bitcoin não é moeda, mas na hora de meter a faca nas costas do cidadão, chamam até de pepita de ouro.

Como diria von Mises: "Vocês são um bando de socialistas!!"
full member
Activity: 230
Merit: 111
Editor no Cointimes
Não é piada, é verdade.. Câmara dos deputados cria comissão para regulamentar o Bitcoin no Brasil na próxima quarta. Pode tentar a vontade, quero ver conseguir.

Alguém aqui é a favor algum tipo de regulação?

http://www.criptomoedasfacil.com/camara-cria-comissao-para-regulamentar-o-bitcoin-no-brasil/

Não sei como alguém pode apoiar esse tipo de regulamentação, tá mais do que provado que o Estado é uma máfia escutem as gravações do Temer, Aécio e outros. O Bacen é uma das mãos dessa quadrilha que quer apenas destruir o povo brasileiro. Quero ver tentarem regular Monero e as zecs da vida.

A notícia é de 2015 logo não acho muito provável que nada vá acontecer por enquanto. Nesse momento os políticos estão se implodindo e alguns se juntando para acabar com a lava-jato, depois que livrarem-se os deles da reta eles vão começar a mirar no povo novamente.

Musica para o tema https://www.youtube.com/watch?v=ehwYjuZ6e_Q
sr. member
Activity: 476
Merit: 314
Mas mesmo que nao faca nenhuma diferenca na parte da politica, eu acho que só a proposta irá atrair muita gente curiosa buscando fugir da situacao economica atual.
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Matéria fala um monte de coisa, mas não diz exatamente que tipo de regulação será proposta, ou que pode ser no futuro.
Alguma chance do Bitcoin ser equiparado a dinheiro e/ou ter a mesma proteção de outros ativos financeiros?

O projeto de lei em questão é esse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/preview-496935.html?timestamp=1443204141838

Basicamente, ele coloca moedas virtuais na jurisdição do Bacen e passa a exigir as compliances de lavagem de dinheiro pra quem opera em moedas virtuais (ou seja, as exchanges vão passar a mandar seus documentos e sua movimentação pra receita).

Além das criptos, querem botar a mão nas milhas aéreas também  Cheesy

Me lembrou o projeto da ChronoBank e o seus tokens LH, pelo que me lembro do whitepaper, eles vão usar/chamar os tokens como se fosse um "vale presente, milha aérea, cupom.." ou algo do gênero para fugir da falta de leis sobre as criptos.
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
Matéria fala um monte de coisa, mas não diz exatamente que tipo de regulação será proposta, ou que pode ser no futuro.
Alguma chance do Bitcoin ser equiparado a dinheiro e/ou ter a mesma proteção de outros ativos financeiros?

O projeto de lei em questão é esse: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/preview-496935.html?timestamp=1443204141838

Basicamente, ele coloca moedas virtuais na jurisdição do Bacen e passa a exigir as compliances de lavagem de dinheiro pra quem opera em moedas virtuais (ou seja, as exchanges vão passar a mandar seus documentos e sua movimentação pra receita).
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Estaria bom ao menos eles reconhecerem o Bitcoin como moeda virtual e aparar o pessoal que trabalha na área de criptomoedas. Está faltando isso. Apesar que muitos acreditam que com isso, acabaria o anonimato e a liberdade da moeda.

Na verdade não muda nada, hoje os dados já estão nas exchanges, o governo pode pegar qualquer um.. a solução com ou sem alguma mudança é o P2P, eles fazendo essa propaganda gratuita ai só vai tornar mais fácil achar alguém na sua cidade comprando/vendendo.

O problema de tocar no Bitcoin é que tem outras 2000 moedas atrás, por exemplo, o "wanna cry 3.0" usando Monero.. e ai, vão regular a Monero também?

É tudo muito novo, ninguém sabe o que fazer.
hero member
Activity: 670
Merit: 511
Estaria bom ao menos eles reconhecerem o Bitcoin como moeda virtual e aparar o pessoal que trabalha na área de criptomoedas. Está faltando isso. Apesar que muitos acreditam que com isso, acabaria o anonimato e a liberdade da moeda.
legendary
Activity: 2772
Merit: 1127
Matéria fala um monte de coisa, mas não diz exatamente que tipo de regulação será proposta, ou que pode ser no futuro.
Alguma chance do Bitcoin ser equiparado a dinheiro e/ou ter a mesma proteção de outros ativos financeiros?
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
Não entendi muito o propósito.. O que mudaria?
Já é permitida a compra/venda e também ser aceito em comércios(afinal eu posso vender arroz por bolas de gude se eu quiser).
Taxas já tem também, afinal tem que declarar.. então..
newbie
Activity: 29
Merit: 0
Não é piada, é verdade.. Câmara dos deputados cria comissão para regulamentar o Bitcoin no Brasil na próxima quarta. Pode tentar a vontade, quero ver conseguir.

Alguém aqui é a favor algum tipo de regulação?

http://www.criptomoedasfacil.com/camara-cria-comissao-para-regulamentar-o-bitcoin-no-brasil/
Jump to: