também acho que chamar a isto "campanha contra a bitcoin" é um exagero... foi simplesmente pegar em 2 soundbytes e colocá-los juntos sem dar mais informação. é mau jornalismo "apenas"
Exato.
Sobre o artigo do sol.pt
A instituição financeira sublinha que "as moedas virtuais não são seguras", acrescentando que as entidades que as emitem e comercializam "não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeia".
...
Um dos problemas levantados pelo BdP é o facto de os utilizadores destas moedas virtuais suportarem "todo o risco", uma vez que "não existe garantia" de que sejam aceites nas transacções comerciais. Por outro lado, "em caso de desvalorização parcial ou total das 'moedas virtuais', não existe um fundo que cubra eventuais perdas dos utilizadores", acrescenta o banco central.
Outra das questões é que "o consumidor pode perder o seu dinheiro na plataforma de negociação e corre o risco de o dinheiro da sua carteira digital poder ser roubado", não existindo qualquer proteção legal que assegure o reembolso.
Eles criticam o BTC por não ser centralizado, não há autoridades inflnado
ou desinflando a moeda em circulação.
O que dizem é bem lúcido, mas tendencioso, sem expor os benefícios de se usar as moedas virtuais, como se livrar de taxas absurdas de transações correntes(em alguns países), fora que você pode negociá-la em uma Exchange sem dar satisfação a autoridade nenhuma sobre quanto você movimenta ou adquire, e isso já basta para estimular o uso do bitcoin.
O Problema do BTC é a falta de liquidez...... o que pode mudar com o tempo e novos adotantes/especuladores.