Acabei de ler uma matéria muito interessante no Livecoins, sobre
Entidade desconhecida estaria controlando metade do poder computacional do Bitcoin, diz desenvolvedorAlguns pontos de destaque:
- 10 das 15 maiores pools de mineração estariam “regularmente enviando uma parte ou toda a recompensa do bloco para um único endereço”.
- Denúncias apontam que essa entidade estaria filtrando ‘satoshis raros’ antes de realizar pagamentos.
- Mononaut afirma que a empresa por trás disso é a Cobo e que “esta entidade detém as chaves-privadas de pelo menos 47 em cada 100 bitcoins recém-minerados.”
-O desenvolvedor 0xB10C afirmou que “as pools da BTCcom, Binance, Poolin, EMCD, Rawpool e possivelmente da Braiins têm o mesmo modelo e priorização de transação personalizada da AntPool”. Ou seja, embora essas pools tenham nomes diferentes, elas estariam trabalhando da mesma forma. Por exemplo, estão priorizando as mesmas transações ao invés confirmar aquelas que pagaram as maiores taxas.
E o ponto é quanto os ''acordos'' entre esses entes podem ser um problema pra centralização da mineração.
Mas eu até paro no primeiro ponto. Por que cada pool não filtraria seu propris satoshis raros? E ai, entra o segundo aspecto, se sempre é filtrado, não tem mercado praticamente. Se torna algo chato e sem sentido e o preço tende a cair.