Ontem a coinbase abriu um casting para donos de Bored Apes no twitter:
atualmente fazendo o casting.
Vão pagar 10 mil dólares por Ape numa licença não exclusiva.
HAHAHAHA MEU DEUS
O mundo me surpreende todos os dias. Tem uma discussão que acho super relevante sobre os direitos trabalhistas dos animais (caes-guias por exemplo, vivem cerca de metade da vida, por ´´trabalharem o dia todo´´. Ai tem alguns antropólogos malucos que falam sobre direitos de robos e etc.
Ai agora começo a pensar nas leis, regulamentações e direitos pra avatares de metaverso. Devaneios futuristas a parte, talvez seja o 'primeiro salário' pago aos donos dos NFTs por participações artisticas
hahaha lembrei do Rothbard falando que devemos começar a pensar sobre os direitos animais quando os animais vierem exigi-los.
Ele é meio radical mas... tem fundamento.
Isso de licenciar Bored Apes para uso comercial, em filmes ou propagandas de marcas é bem comum, já vi um até que virou mascote de uma tequila.
Mas rolou uma crítica ao modelo da coinbase que paga 10k por uma licença não exclusiva, pelo que entendi exige KYC e não divide lucros possíveis do filme após lançado (mas pretende doá-los, o que é legal!)
Ai agora começo a pensar nas leis, regulamentações e direitos pra avatares de metaverso. Devaneios futuristas a parte, talvez seja o 'primeiro salário' pago aos donos dos NFTs por participações artisticas
Falar da Coinbase é sinonimo do mercado crypto. Por isso eles nunca iriam fazer um projeto, que corresse o risco de a ser acusado pela comunidade de estar a usa NFTs sem autorização.
Vejo isto de duas formas:
Primeira, que a Coinbase esta a usar uma estratégia de marketing incrível, por oferecer dinheiro a quem NFTs para os usar em determinados contextos. Tendo em conta que empresas como a Crypto.com esta a investir muito dinheiro no mercado americano e não só. Com a concorrência apertar o certo, eles não podem ficar para trás, mesmo usando uma estratégia diferente.
Segundo, vejo isto como um possível marco, para mostrar a toda a comunidade que ter NFTs protege os seus direitos sobre essa "imagem" ou outra coisa qualquer que o NFT representa. E isso pode fazer com que a precessão que as pessoas tem sobre os NFTs mude um pouco.
isso varia de projeto pra projeto Joker, os donos de BAYC sempre tiveram direito de usar os apes comercialmente, desde o começo do projeto
outros como os CryptoToadz e Nouns são cc0, creative commons, qualquer um pode usar a vontade, inclusive comercialmente.
A coinbase tá preparando o terreno pra lançar o marketplace de NFTs deles, se não me engano prometido pra esse ano.