Eu estou achando oq você chama de básico bem difícil, tipo entender como as moedas são geradas e armazenadas, as transações são feitas e até agora não entendo nada sobre token e exchange, na minha cabeça é tudo muito complexo e confuso.
As noções básicas não são tão difíceis como parecem. E inicialmente, você não precisa realmente saber a fundo como cada coisa funciona. Caso saiba inglês, recomendo esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=l9jOJk30eQsTambém vou tentar explicar um pouco, deixando de lado a parte mais técnica. Espero não acabar complicando muito.
1. Como funcionam os "blocos" do Bitcoin?
- Enquanto você está lendo isso, várias pessoas ao redor do mundo estão com
ASICS ligados, que nada mais são do que dispositivos comparáveis a computadores, criados especialmente para resolver as equações matemáticas do Bitcoin. Essas equações tem um nível de dificuldade que se ajusta automaticamente dependendo do poder de processamento que essas ASICS geram no mundo. Ou seja, quanto mais ASICS (pessoas minerando), mais difícil fica minerar. E isso ocorre até que a dificuldade se balanceie com o total de processamento para garantir uma solução para essas equações a cada 10 minutos. Sempre que essa equação é resolvida, é criado um bloco na blockchain do Bitcoin contendo as últimas transações da rede. Ou seja, um novo bloco acaba sendo gerado, em média, a cada 10 minutos. Essas equações são o que garante que a rede seja protegida, já que é gasto muita energia e tempo pelos mineradores para criar esses blocos.
2. Como são "gerados" novos Bitcoins?
- Sempre que um bloco é gerado, o minerador que encontrou a solução da equação tem o direito de "criar" novos Bitcoins. Esses novos Bitcoins são a recompensa da rede, que cai pela metade a cada 4 anos. Começou com 50 Bitcoins em 2009, caiu para 25 depois de 4 anos, etc... hoje em dia, só são gerados apenas 6.25 Bitcoins por bloco. Ou seja, a cada 4 anos, menos Bitcoins são gerados e a recompensa diminui, tendo que ser compensada aos minerados com o aumento do preço.
3. Como funciona uma transação na rede Bitcoin?
- No momento que você tem uma quantia de Bitcoins no seu endereço, você tem como se fosse um contrato/recibo assinado pelo antigo dono (que te enviou os BTC), dizendo que agora esses Bitcoins são seus e podem ser gastos pelo seu endereço. No momento que você quer enviar BTC para seu primo, sua carteira cria outro contrato dizendo "agora, a carteira 1AbCd... (do seu primo) pode gastar esses Bitcoins". Esses contratos (ou recibos) são guardados nos blocos gerados pelos mineradores. A cada novo bloco, há novas transações que foram confirmadas nos blocos passados, e tudo isso se torna uma cadeia de blocos conectados que garante que cada BTC é controlado pelo seu legítimo dono, que foi lhe passado pelo dono anterior, e o antes dele, etc... até chegar no minerador que criou o bloco que gerou sua recompensa.
4. O que é um endereço Bitcoin e como que só eu posso gastar meus Bitcoins?
- No ponto anterior, eu falei que no momento que você recebe uma transação, o antigo dono dos BTC assina um contrato/recibo dizendo que você é o novo dono das moedas. Esse dono na verdade é o seu endereço Bitcoin. No Bitcoin há basicamente: uma chave privada ("senha") e um endereço publico (aquele que você usa para receber Bitcoins). Sendo que a chave privada que gera o endereço público. A chave privado é como sua assinatura, que autentica o contrato da transferência das moedas. Qualquer um com acesso à sua chave privada pode gastar as moedas do seu respectivo endereço. Tudo isso é realizado por baixo dos panos pela sua carteira, então você só precisa colar um endereço e clicar em "enviar".
5. O que é uma corretora/exchange?
- Apenas uma empresa que media a compra e venda de Bitcoins e outras moedas através do seu site. Da mesma forma que tem a bolsa de valores ou o eBay, as corretoras funcionam de forma parecida. Você cria uma conta, envia seu BTC e vende por Reais. Ou deposita seus reais, compra os Bitcoins e saca eles para a sua carteira. De um lado alguém compra, e do outro alguém vende. Simples assim.
6. O que são "tokens"?
- Na maioria das vezes, quando você fala de tokens, você fala da rede Ethereum (que é outra criptomoeda). Os tokens (nesse caso) são basicamente moedas que vivem em cima da rede Ethereum e funcionam através dela. É como se eu tivesse um Bitcoin, mas eu colo um papel em cima dele dizendo que na verdade esse é um "Pizza coin". No final das contas, tudo se baseia na assinatura dos contratos que falei lá em cima. Então quando você recebe um token, o antigo dono escreveu um contrato dizendo que te enviou 20 "Pizza coins", e esse é processado pela rede Ethereum em troca de uma taxa.