Author

Topic: Como a web3 está mudando a estrutura dos VCs tradicionais (Read 29 times)

legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
Eu fiquei pensando, a medida que mais dinheiro de VCs entra em cripto (esse ano, os VCs se tornaram mega conservadores em quase tudo, menos web3), será que a questão da descentralização pode começar a permear essas estruturas de investimento tradicional?

Creio que não.

No inicio, talvez seja interessante muita gente ter "ações" dessas empresas, visto que talvez se consiga muito dinheiro diversificado e sem ter um acionista com muito peso a querer opinar sobre o inicio da empresas/projeto. Mas a medio prazo, essa descentralização, pode causar maior dificuldade para tomar certas medidas.

Alem disso, quando os projetos começam a crescer, existe a tendência de grandes investidores começarem adquirir uma boa % dela. E regra geral os pequenos investidores, acabam por ceder em vender as suas participações.

Agora, se dizeres que no mundo crypto já existe muita gente com muito dinheiro, que se encontra fora desse circulo de "grandes investidores", sem duvida. Ou seja, muitas dessas participações são desses grandes do crypto, apesar de não serem conhecidos como tal, e por isso pode ser mais difícil venderem a sua parte.

Realmente, vai ser interessante ver como essas estruturas de investimento irão evoluir.
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Nos últimos meses eu tive muito contato com VCs e investidores tradicionais e participei de algumas discussões sobre a questão de participação da empresa vs oferta de tokens, SAFTs e etc. E sempre existiu uma discussão difícil e interessante sobre o processo de receber investimento e/ou abrir para tokens.

Conversando com a CEO da Seeds semana passada, ela citou as dificuldades que ela teve de ''prestar contas'' para os investidores asiáticos dela ao emitir os tokens (principalmente por ser um projeto com atuação ' no mundo físico' e do outro lado do mundo. Ela disse algo interessante '' em cripto, você inicia no D1 com a empresa aberta. Enquanto na bolsa os reports são super periódicos, em cripto eu precisei apresentar reports diários para meus investidores''.

Essa semana eu acabei lendo um outro artigo super interessante falando extamente sobre a diferença da captação do setor tradicional vs setor cripto. O autor comentou:

''No investimento tradicional em ações, você quer que um investidor da Série A ou de estágio inicial tenha 20 a 30% de propriedade da empresa. Mas ter 20 a 30% de propriedade de um #token ou de uma rede é muito ruim e desaprovado pela comunidade.''

Eu fiquei pensando, a medida que mais dinheiro de VCs entra em cripto (esse ano, os VCs se tornaram mega conservadores em quase tudo, menos web3), será que a questão da descentralização pode começar a permear essas estruturas de investimento tradicional?
Jump to: