Alguns exploradores de blocos não mostram os endereços bc1 pelo mesmo motivo? vi que os P2SH são encontrados em todos, porém os bc1 não(ex: no blockchain.info não, no btc.com sim), na verdade se abrir um bloco/txid especifico da pra ver as transações desses endereços..
Eu abri 3 transações aqui pra ver sobre as taxas:
bc1, 3, 1.
Ambos com 1 entrada e 2 saídas..
383, 248 e 226 bytes respectivamente.. Ou seja, o endereço com inicial "1" tem menos bytes.. Huh
O que mudou foi o weight/peso, 767, 662 e 904 respectivamente..
Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?
*tem algum que faça isso?
@sabotag3x esse block explorer é possível visualizar as transações de endereços bech32:
http://www.blockonomics.co/O que eu sei é que um endereço legacy tem mais ou menos 226 bytes, um endereço segwit P2SH tem ~164 bytes e um endereço bech32 tem 142 bytes (diminuiu muito neh? rs) quando esses mesmos são constituídos de 1 entrada (input) e duas saídas (endereço para o recebedor e outro de troco que volta pra sua carteira) cada, agora sobre o wight/peso eu não sei.
Eu não entendi direito a sua pergunta:
"Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?"
Mas vou responder o que eu entendi: A Electrum calcula a taxa em byte de uma transação (que depende de quantos inputs e outputs que pesam na hora da transação) se for segwit sabemos que fica cerca de 40% mais barato (que descontaço, hein?)
você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?
Não, a Electrum calcula o tamanho da transação, por exemplo, numa transação onde eu tenho um input de um endereço bech32 e dois output (recebedor e o troco) essa é uma transação normal que vai resultar em 142bytes no total, daí a electrum calcula pelo seu algorítimo dinâmico de taxa, que por exemplo, deu 5 sat/byte com estimativa para confirmar nos próximos 2 blocos: 142 x 5= 710 satoshis de taxa (nossa que barato!). Não só a Electrum, mas todas as carteiras calculam a taxa em satoshi per byte e não em peso.