Author

Topic: Como funcionam as transações de criptomoedas e as corretoras? (Read 195 times)

copper member
Activity: 368
Merit: 317
app.bitcoinp2p.com.br
Vou falar minha experiência.

P2P: Neste sentido você começa do zero, sem nenhuma infra, só precisa angariar clientes. Plataformas como Paxful da vida, você ganha reputação.
O que precisa? Ter clientes que te vendam BTC e clientes que te comprem BTC, carteira e conta em banco. Gerência capital próprio.

Câmbio/otc: Você precisa ter alguma calculadora no mínimo de sua cotação, para pessoas te consultarem diariamente. Plataformas como Paxful da vida, você ganha reputação ou ter site próprio.
O que precisa? Ter bastante clientes que te vendam BTC e clientes que te comprem BTC, carteira e conta empresarial no banco e site. gerência capital próprio.

Gateway: Você precisa ter uma infra mínima, um site com múltiplas carteiras, um site que pague boleto, recarrega celular ou venda por cartão de crédito por exemplo ou usar uma plataforma parceira e pagar % por uso.
O que precisa? Ter bem mais clientes que te vendam BTC e clientes que te comprem BTC, carteira e conta empresarial no banco e site profissional. Gerência capital próprio e de terceiros.

Exchange: você precisa ter uma mega estrutura, aceitar muitas requisições por segundo, ter suporte qualificado. Você pode usar uma plataforma parceira e pagar pelo serviço, pagar % ou comprar os direitos.
O que precisa? Ter centenas de milhares de clientes que usem o book, carteira multi assinada, várias contas empresarias no banco e site profissional muito robusto, com backup, segurança e leveza. Gerência capital próprio e de terceiros.

Pela infra estrutura, pode ser preços desatualizados. Infelizmente no Brasil, quando você fala em cripto, todos pensam que é moedinha de internet, e que você é bilionário.

P2p: Você mesmo cria um site institucional simples ou paga de 1 k a 5k por isso, de resto você fará tudo sozinho.

Câmbio/otc: Você pode criar um site sozinho ou pagar de 5k a 50k por algumas funções básicas. Eu estou usando um site novo recente, que eu mesmo criei, e ainda nem terminei, mas tive que ir atrás de uma calculadora, muitos desenvolvedores me cobravam de 5k a 40k para entregar de 2 a 4 meses, mas pesquisei muito e consegui pagar por menos de 1k. Você tem que ter contas empresariais, pagar um contador e pagar impostos nacionais, licenças, anuidades e coisas afim, como qualquer empresa. É obrigado cumprir a IN1888 da RBF.

Gateway: Você encontra soluções prontas de API, que cobram em %, tipo 4 a 20%, construir do zero não custa tão caro, mas ficará ali entre 50k a 70k, aqui você acha algumas pontas soltas: https://codepen.io/.Você tem que ter contas empresariais, pagar um contador e pagar impostos nacionais, licenças, anuidades e coisas afim, como qualquer empresa. É obrigado cumprir a IN1888 da RBF.

Exchange: Da última vez que consultei, os devs cobram de 60k a 100k, para te vender um modelo básico de exchange, com tempo de entrega de 4 a 6 meses, começar uma totalmente do zero pode ser mais caro ainda. Você tem que ter muitas contas empresariais; o banco plural por exemplo cobra 5k por mês em uma conta corrente robusta que te oferece um limite de milhões sem dor de cabeça, pagar um ou mais contadores e pagar impostos nacionais, licenças, anuidades e coisas afim, como qualquer empresa. É obrigado cumprir a IN1888 da RBF. Deve pagar uma consultoria ADV ou ter fixo, deve ter lá uns 5 funcionários no mínimo e um local arejado para trabalhar.


Em quanto tempo terei o retorno do investimento?

p2p: Como investiu pouco, assim que conseguir clientes, consegue tirar o lucro e seguirá gastando quase nada.

Câmbio/otc: Eu demorei quase 10 meses para recuperar meu dinheiro, considerando que até licença dos bombeiros eu tive que pagar para ter um site em minha cidade, de resto contratei tudo terceirizado.

Gateway: Vai depender muito do volume de uso da sua ferramenta, mas chuto dizer que em torno de 12 meses.

Exchange: Como ela custa caro para começar, e caro para se manter, o R.O.I vai depender do volume urgente que você conseguir no book. É por isso que muita exchange quebra se não tiver volume, muitas ficam anos no prejuizo, até alavancarem de verdade.

De modo geral isso não é tudo e estão surgindo novos ramos; tipo pessoal de cartão prepago, dex, sites de trocas, tokenização, jogos em blockchain........


legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Para montar um exchange realmente não precisa muito capital, basta ver que alguns pioneiros desse ramo trabalhavam no próprio quarto.
Existem diversas exchanges open source que permitem que qualquer um abra a sua empreiteira, porém...

1. Na época da Foxbit e semelhantes, não tínhamos tanto volume nem concorrência.
2. Devido a falta de concorrência, qualquer software era suficiente para as demandas de época.
3. Você precisa de volume para iniciar qualquer exchange. Isso meio que te obriga a contratar/comprar/programar um bot de market making, com o intuito de manter um book liquido.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!

O que seria uma fortuna mais ou menos? 100 mil, 1 milhão? Porque a parte burocrática e de site não acho que passe muito de 5 mil, meu medo é o custo do programa e manutenção mesmo.


Para montar um exchange realmente não precisa muito capital, basta ver que alguns pioneiros desse ramo trabalhavam no próprio quarto. Lembro quando o Guto, um dos fundadores da Foxbit, era ativo aqui no fórum. Ele não tinha grana para nada. Infelizmente ele faleceu, senão não duvido que ele te daria umas dicas importantes.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
O que seria uma fortuna mais ou menos? 100 mil, 1 milhão? Porque a parte burocrática e de site não acho que passe muito de 5 mil, meu medo é o custo do programa e manutenção mesmo.

If you are going to build a bitcoin exchange using Alphapoint solutions in the USA, it will cost you anywhere $25k to $160k which depends on your requirements. If you are looking for some cheap option, we recommend getting it from India as there are many start-ups that offer the same bitcoin exchange development for just $12k to $25k.

Por ai, 125-800k BRL segundo o cara ali do Quora..
newbie
Activity: 12
Merit: 3
Olá pessoal, obrigado pelas respostas, de verdade mesmo! Vou seguir todas as dicas de vocês e entender melhor esses conceitos, por esse período eu basicamente fui atrás do mercado e investi tempo em coisas que ainda não eram o momento de serem vistas, como ninguém que eu conheço quer me ajudar estou nessa sozinho, mas nada que não dê pra dar um jeito. Quando o bitcoin foi usado pela primeira vez eu nem no ensino médio tinha chegado ainda  Cry (não que isso seja uma desculpa kk)

Quote
Basicamente: Contrate um programador ou use uma solução white label.. Você vai gastar uma fortuna, independente da escolha.
O que seria uma fortuna mais ou menos? 100 mil, 1 milhão? Porque a parte burocrática e de site não acho que passe muito de 5 mil, meu medo é o custo do programa e manutenção mesmo.

Quote
Olha, não querendo lhe desanimar, mas você sabe que está tentando entrar em um mercado bastante competitivo né?
Pois é, mas eu ainda acredito no potencial da tecnologia e que o tempo de mercado ainda não saturou tanto pra entrada de novas empresas no ramo, sempre fui entusiasmado pra criar algo que faz a diferença, vou tentar pra valer nem que de errado ou que tenha que deixar de ser corretora pra atuar em algo relacionado, só que pra isso eu tenho que manjar muito

Quote
Eu nunca trabalhei com uma exchange que opera OTC entre blockchain diferentes, por ex entre BTC e ETH, então não sei dizer como funciona nem se funciona bem
Ah se não devem usar muito não deve ser muito produtivo ou funcional, mas vou pesquisar também.

Enfim galera agradeço mesmo a ajuda de vocês!! Agora tenho novos rumos pra olhar
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Quanto aos softwares, você pode desenvolver tudo do zero ou usar uma plataforma de terceiros como a Blinktrade (não conheço outras) e se preocupar apenas com o front-end.

Tem a Alphapoint que também deve trabalhar com umas brasileiras..

Não sou programador nem nada mas penso em abrir uma corretora ou atuar de alguma forma no ramo então qualquer coisa que ajudarem aqui já vai ser muuuito útil.

Basicamente: Contrate um programador ou use uma solução white label.. Você vai gastar uma fortuna, independente da escolha.

atuar de alguma forma no ramo

O mais próximo de uma exchange e sem investir muito é trabalhar como P2P..

Eu sei que a corretora PagCripto aqui do brasil tem um mercado de OTC razoável, de btc.

Acho que todas grandes tem, Foxbit, MB, Bitcointrade..
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet

Acho difícil você encontrar respostas realmente satisfatórias as suas perguntas aqui.
No forum principal já seria difícil encontrar alguem com esse know-how, na local então...

O funcionamento das negociações OTC, que não têm a participação de ninguém no meio

Sobre esse assunto, você pode dar uma olhada no conceito de DEX, que seria um primeiro passo e o mais simples de todos.

As redes ethereum, Tron, bnb, etc etc todas tem a possibilidade de criar exchanges realmente descentralizadas (DEX) que os usuários simplesmente trocam tokens entre si através de smartcontracts (contratos inteligentes).

Eu nunca trabalhei com uma exchange que opera OTC entre blockchain diferentes, por ex entre BTC e ETH, então não sei dizer como funciona nem se funciona bem .

Eu sei que a corretora PagCripto aqui do brasil tem um mercado de OTC razoável, de btc.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Olha, não querendo lhe desanimar, mas você sabe que está tentando entrar em um mercado bastante competitivo né?

A alguns anos atrás o mercado brasileiro estava bem necessitado de boas exchanges, mas atualmente com a vinda da Binance as atuais corretoras (com exceção de outras 1 ou 2) estão patinando para continuar na ativa, algumas como a Braziliex até fecharam as portas.

Quanto aos softwares, você pode desenvolver tudo do zero ou usar uma plataforma de terceiros como a Blinktrade (não conheço outras) e se preocupar apenas com o front-end.
OTC eu nunca negociei e também não conheço mais do que o básico, então passo a pergunta aos membros mais experientes.

Em todo caso, lhe desejo boa sorte, só estude bem o mercado e conheça todos os riscos antes de investir nisso.
newbie
Activity: 12
Merit: 3
Olá pessoal! Tem uns 4 meses que estou me aprofundando no mundo das criptomoedas e o impacto que elas têm e podem vir a ter no futuro. Procurei aqui no site e em outros lugares mas é um conhecimento meio difícil de achar então tô ficando desesperado. Não sou programador nem nada mas penso em abrir uma corretora ou atuar de alguma forma no ramo então qualquer coisa que ajudarem aqui já vai ser muuuito útil.

O que eu quero saber é mais ou menos isso:

Os componentes envolvidos (software, hardware, etc) e o que cada um faz numa transação (tipo enviar e receber a moeda, seja ela qual for)
O papel das corretoras, ou seja, que tipo de programas elas usam e como é feita a intermediação
O funcionamento das negociações OTC, que não têm a participação de ninguém no meio

Podem falar tudo sem dó que eu dou os meus pulos aqui pra buscar entender. As noções básicas do assunto eu já tenho.

Obrigado desde já galera!!!
Jump to: