Orra man! Valeu pelo seu feedback!
No momento, não estou muito inspirado para digitar e, não vou conseguir te passar tudo o que eu gostaria e de forma coesa mas, vamos lá!
Para mim, o tal do Milton Friedman foi apenas mais um zé mané capitalista, egoísta e inescrupuloso. Honestamente, não conheço toda a história dele mas, teve só uma coisa que eu ouvi ele falar, e que já me fez ficar extremamente chocado com tamanha barbaridade:
http://www.youtube.com/watch?v=zi7lz4dHlIMEste outro "quote" do Friedman é mais uma outra coisa que ele falou, que vai para a minha lista de "coisas ruins que as pessoas falam". Não existe liberdade, sem igualdade. Isso ae que ele falou, só serve para a sociedade dos Homens de Neandertal. Os Homo Sapiens são um pouquinho mais espertos... Mas só um pouquinho.... lol
Eu me importo com a história, como fonte de informações de coisas que não se deve fazer e, muito mais o futuro me interessa. Não me importa se fizeram isso, se disseram aquilo, 100, 1000 anos atrás, o que me importa é como o futuro pode ser maravilho, se tivermos a mente aberta e se formos bons uns com os outros e com a natureza.
O modelo econômico que vamos implementar dentro dessa Cidade Particular chama-se:
Economia Baseada em Recursos.
Nunca antes na história da humanidade, algo como isso foi experimentado, logo, não existem bases para comparações. Ninguém irá "trabalhar de graça", pois nesse novo modelo, não existirão empregos ou empresas, empregados ou chefes... O sistema de incentivo será outro, que não o dinheiro ou "posses".
Será uma outra cultura! Quase que "alienígena" (perto do que temos hoje). O médico irá cuidar das pessoas, porque ele QUER cuidar das pessoas, e não porque ele precisa do emprego para comprar comida ou uma casa na praia, ou pior, "status social" urgh.....
Nessa nova cultura, não existirá competição, mas sim, cooperação, conhecimento livre e tecnologias open source, sempre. Coisas como "direitos autorais", "patentes", "propriedade intelectual" e até mesmo a "propriedade",
não vão existir.
Você tem eletricidade hoje, porque Nikola Tesla desenvolveu DE GRAÇA, todo o sistema mundial de geração e transmissão de energia elétrica SOZINHO. Qual era o incentivo dele? A sua própria invenção. Esse sim é o cara que eu me inspiro, é um nome que não me sai da cabeça: Tesla... Que pessoa incrível que ele foi! Rasgou milhões de dólares em royalties para não prejudicar um amigo, o dono da General Electrics, se não me engano... Quem faz isso?!? Só mesmo um homem 100% de bem. Todos deveriam ser assim.
Tudo que foi tentado até hoje pelos Homens, digo, a sociedade atual foi construída baseada em um mundo competitivo, agressivo, violento e de escassez mas, hoje, sabemos que essa escassez é artificial e existe apenas para se manterem os preços altos. Nada mais. É pura maldade, não passa de ganância.
O que precisa reinar é o Método Científico para uma melhor tomada de decisões, em todas as áreas.
Sendo assim, quando você diz: "e o produtor, como fica"?
A resposta é simples: não fica. Pois ele não existirá.
A produção de alimentos está embutida dentro do novo sistema, será 100% automatizada, logo, o "produtor" serão apenas robôs.
---
"Capitalismo, apesar do peso que a palavra tem, é, até agora, a melhor forma do indivíduo conseguir crescer na vida por mérito próprio."
Concordo e discordo. Concordo porque realmente, até agora, foi o sistema que mais "deu certo" mas, discordo, pois daqui para frente, ele já não serve mais. "Crescer na vida" não fará sentido na nova "Sociedade Alternativa". Quero distância da "meritocracia".
E não, isso não é uma Utopia. É ciência aplicada, é fazer uso da ciência e tecnologia para o bem estar do ser humano.
Em algum lugar está escrito: "todo indivíduo tem direito à propriedade". Eu não concordo com isso, pois não passa de algo que foi útil no passado remoto da humanidade, quando a sociedade começou a se desenvolver mas, é completamente incompatível com o mundo de hoje e com o futuro próximo, pois TODO O PLANETA TERRA É DE "PROPRIEDADE" DE TODOS OS SERES HUMANOS. Logo, não tem o menor sentido cercar um pedacinho de terra e dizer: "Este terreno é MEU! Se afastem!" Pois mesmo que você pague por ele [terreno], ele não é seu, é da União. Palhaçada pra boi dormir...
Abx!
Thiago