Bem-vindo!
Então, gostaria de saber como funciona após a compra do BTC. Ele ficará na wallet, certo?!
No Bitcoin você geralmente começa comprando em uma corretora (Binance, Bitget, FoxBit, Mercado Bitcoin, Kucoin...) e pode sacar para uma carteira própria. Enquanto as moedam estiverem apenas na corretora, elas não são realmente suas. A corretora pode ser hackeada e perder suas moedas, pode bloquear a sua conta, pode ser intimada por uma agência governamental para bloquear sua conta, etc...
Pense na custodia do Bitcoin como a custodia de barras de ouro, só que virtuais. Você pode investir comprando ouro, mas você vai ser dono apenas de um papel que diz "fulano tem X de ouro". A corretora é responsável pela segurança, ela pode bloquear as suas barras de ouro, o custodiante pode ser roubado, etc... (de forma super simplificada). Ou você pode comprar sua barra física e deixar ela no seu cofre, segurança totalmente nas suas mãos.
e quando eu quiser usar para fazer algum tipo de compra, como faço?!
Aí é só enviar as moedas para o endereço do vendedor, do seu amigo que está te vendendo um celular, etc...
Sei que se eu por o meu dinheiro em BTC e deixar na wallet, ele ficará seguro. Mas quanto de dinheiro eu posso por, tudo? Sei que pode ser dúvidas idiotas. Mas ficaria agradecido se alguém responder. Creio que essas dúvidas são as mesmas de todo novato. Obrigado!
A segurança vai ser totalmente sua responsabilidade. Se você usar uma carteira de software comum (Elecrum, Bitcoin Core...), pode ter seu computador infectado com malware (virus) e perder tudo, por exemplo. Aí entra a solução de se comprar uma hardware wallet (Ledger, Trezor...), que são dispositivos que controlam o envio das transações separadamente.
Você pode ter o quanto você quiser. Não existe minimo ou maximo de quantos bitcoins alguem pode ter (talvez a falta de dinheiro, rs).
O que eu faria para começar:
1. Ter certeza que seu computador está limpo, sem malware. Você sai baixando um monte de programa duvidoso na internet?
2. Baixaria a carteira da Electrum (electrum.org), EXTREMO CUIDADO COM IMITAÇÕES E SITES FALSOS.
3. Criaria uma nova carteira e escreveria o backup dela em um local seguro (P.S: o backup é a CHAVE para recuperar as moedas caso dê um problema).
3. Compraria uns trocados em uma exchange (Binance, Foxbit, etc...).
4. Enviaria esses trocados para a sua nova carteira.
Assim você já inicia no mundo do Bitcoin. Depois é só ir estudando para entender certinho os "do's and don'ts".