Hoje (15/03/2023) começou a surgir as noticias que o banco Credit Suisse está numa fase muito critica. A situação do banco já tem sido um pouco instavel a coisa de um ano, mas agora tudo esta pior, porque o maior acionsita disse que não iriam injetar mais capital no banco:
Depois de o maior accionista do Credit Suisse ter afastado a possibilidade de injectar mais dinheiro na instituição, agravando receios quanto à sua solidez, a banca europeia está a derrapar em bolsa.
Entretanto o economista Nouriel Roubin, que prévio a crise de 2008, alertou que pode ser muito difícil este banco ser resgatado.
Credit Suisse pode ser "demasiado grande para ser salvo", alerta Roubini.
O economista adverte que, a cair, o banco suíço poderá protagonizar um novo "momento Lehman Brothers".
E apesar de todos os analistas, dizerem que a situação com o Credit Suisse é bem diferente do que esta acontecer com alguns bancos nos EUA, o banco pode estar a sentir os efeitos colaterais dessa situação:
O Credit Suisse estava “à hora errada no lugar errado”, ou seja, os seus problemas não estão relacionados com as recentes falências nos Estados Unidos mas a reação pública foi exacerbada porque os investidores estão num momento particularmente sensível e de aversão ao risco no que toca ao setor financeiro. Sendo a origem dos problemas diferente, em comum existe o facto de – para responder a grandes saídas de recursos de clientes – os bancos poderem ser forçados a desfazer investimentos próprios, eventualmente assumindo perdas.
Vocês acham, que se o Credit Suisse realmente abrir falência, tudo o sistema financeiro a nível mundial vai começar a colapsar?
Que impacto isso poderá ter no Bitcoin?