E ai vem as duas questoes, se tem tanto tipo de algoritmos de chave publica, se quebrar um, não seria só usar um outro? Com certeza é uma pergunta besta, mas é a única coisa que me vem diretamente na mente.
bom, minha resposta é mais muito mais besta
mas eu acredito que não seja assim tão fácil trocar.
Acho que seria preciso trocar de carteira/wallet criando uma nova seed, chave privada, ou sei lá quais seriam os termos técnicos.
Confesso que também fiquei curioso sobre essa dúvida....
Caso surja alguma tecnologia que prove ser realmente capaz de quebrar o atual método de criptografia do Bitcoin, qual seria o empenho e ações necessárias para trocar o algoritmo e manter as carteiras existentes seguras à essa brecha recém detectada?
Tenho certeza que muitas pessoas não acompanham as notícias como a gente, e que caso algo ocorra, demoraria tempo, talvez até meses para alguém se atualizar, o que poderia ser algo catastrófico.
E pior, o que aconteceria com as wallets perdidas, de conhecimento público ou até mesmo as carteira antológicas da era de Satoshi que estão intocáveis até hoje?
Acho que vocês estão complicando algo simples.
A chave privada é apenas um número, matemáticamente relacionado a chave pública por uma transação one-way. Ou seja, com a chave pública apenas não sabemos qual é a chave privada, mas com a privada podemos saber qual é a publica.
Se descobrirem uma forma de achar a privada através da publica, já era ue. Não tem update pra isso.
O que acontece é que alguns algoritmos as vezes ficam ultrapassados e mostram alguns pontos fracos em determinados números, ou então alto número de colisões (a mesma chave publica tem diversas privadas, por exemplo) e assim por diante.
Mas, caso um computador quantico comecasse a quebrar tudo na força bruta, inventariam esquemas de codificacao mais complexos, hash mais complexos, etc.
Por isso que vão criando mecanismos diferentes tipo sha256, md5 (que tinha mais vulnerabilidades), etc.
Mas todo o sistema bancário e virtual é baseado nisso, então ta bem tranquilo. Bitcoin é o menor dos problemas.