Na verdade já é assim há bastante tempo.
A não ser que você compre p2p, não tem como comprar cripto sem kyc.
A única forma é usando USDT numa conta na binance ou kucoin sem verificação. Mas como uma pessoa compra usdt? Só se for p2p, então voltamos ao primeiro passo. Não dá pra pra comprar nem bitcoin nem altcoi s sem kyc em algum lugar ou se expor ao mercado p2p que é mais arriscado para altos valores.
Acho que isso é mais por conta de sonegação de impostos e ocultação de patrimônio ..
Nem mais!
A questão do anonimato na conversão de cripto para fiat, vai deixar de ser possível de fazer sem KYC ligado aos sistemas dos governos, salvo via p2p.
Isto porque, sem esse aspeto, iria tornar-se ainda mais um excelente meio para branqueamento de capitais, fraudes, subornos e afins. Claro que isso até hoje, foi possivel fazer por fiat, a diferença é com fiat, existiam sempre a possibilidade de mais cedo ou mais tarde, ser-se apanhado. Com cripto isso fica tudo mais difícil, muito mais complicado.
Ou seja, o caminho será as trocas BTC-BTC (ou outra cripto), continuar no anonimato, mas assim que se quiser passar esse dinheiro para o fiat vai ter de dar a cara.
Isto pode parecer injusto, mas na realidade como esta agora, socialmente pode ser ainda mais.
Não quero entrar em debates, sobre o que se faz com os impostos ou não.
Mas, imaginem: um indevido em 2011 minou com um simples PC, 2 ou 3 BTC. Continuo a sua vidinha, como caixa do supermercado, e chegou a 2021, lembrou-se desses 3BTC e decide vender tudo. De um dia para o outro ficou com 150 000$ no bolso. E pagou zero impostos. OK, vai gastar esse dinheiro e nas suas compras pagar impostos.
O problema socialmente falando, é quando se compara com um indevido que a custa do seu trabalho, investiu durante o mesmo período de tempo, 50000$ na bolsa e outros ativos, em 2021 tudo correu bem e conseguiu também 150 000$ e transfere para o seu banco. Mas nesse processo vai perder quase 50000$, ficando com apenas 100 000$.
E ainda outro, que ganhou a 150 000$ na lotaria, também vai pagar o mesmo de impostos.
Três indevidos que fizerem um investimento, dois pagaram impostos outro não.
Socialmente falando isso é injusto.
Atenção!
Eu considero injustos este tipo de impostos em ambos os cenários que apresentei, principalmente nas percentagens que os governos aplicam. Apenas estou a relatar um facto social, que brevemente irá deixar de existir. Temos de aprender a lidar com isto, infelizmente.