@joker_josue, existe a possibilidade de você compartilhar mais como estão as adequações sobre a LGPD ai em Portugal e na Europa? Como as coisas estão indo?
Depende do ponto de vista, para uns bem, para outras mal.
Passo a explicar.
Para os doidos das teorias da conspiração, estas normas estão a ser incríveis. Para a realidade do mercado, só serviu para dificultar a vida (na minha opinião).
Agora todos os sites que entramos tem de ter aquele anuncio estupido dos cookies. Devem sentir o mesmo, porque praticamente todos os sites do mundo agora tem isso, por isso tem de agradecer a esta lei da UE.
Teoricamente, dizem que estão a informar as pessoas dos dados recolhidos. 99% das pessoas clica em "aceito" e siga. Por isso, basicamente agora os sites podem recolher ainda mais informação, mas com a autorização das próprias pessoas.
Todas as empresas com newsletters, tiveram de enviar um email avisar que iam enviar newsletter e para quem quisesse cancelar. A informação de cancelar, quase sempre existiu nas newsletters, nisso não houve grandes diferenças. A diferença, é que 90% ignorou esse email, e agora recebe ainda mais newsletters do que recebia antes. Eu mesmo sinto receber mais newsletters que antes.
Agora, não se pode nem a titulo particular, registar nunca informação que possa correlacionar uma pessoa a uma morada ou contacto telefónico. Imagina que queres fazerem um determinado levantamento de informação de caris social sobre o teu barro. Vais ter de pedir as pessoas que assinem um documento para autorizarem essa recolha de informação.
Sites de Organismos Públicos, que antes apresentavam informações sobre contratos públicos e outras informações relacionadas, muitas vezes tem de "suspender" porque as informações apresentadas, violam as regras de alguém em algum momento.
Sinceramente, o que sinto é que estas regras, só vieram dar mais poder, em especial, as empresas, para recolherem ainda mais informação do que antes, mas agora o avale da lei e das pessoas. Porque as pessoas não irão ler as letras pequenas e vão continuar aceitar as condições para aceder aos sites e serviços.
Isso são contratos ou condições unilaterais, a pessoa tem de "obrigatoriamente" concordar para pode usufruir. Por isso, criar leis que alimentam essa obrigatoriedade só irá fazer com que mais dados sejam recolhidos e não menos.
Claro que nem tudo é mau, e é bom a pessoa poder tomar medidas para que a sua identidade seja protegida. Mas não vejo estas normas com as mais eficientes para isso. Mas, esta é a minha opinião e o que eu tenho sentido.
NOTA: As % indicadas, são mera suposição minha.